A rejeição é do mundo, mas o acolhimento é de Deus


 Ser um cristão é trilhar um caminho diferente daquele que o mundo oferece. Ao vislumbrar tal situação, fica clara a ideia que não teremos uma vida fácil, com muitos amigos.

Sempre seremos e estaremos sob julgamento, sendo analisados quanto ao modo de falar, se portar e lidar em casos extremos, que exige um maior controle emocional e racional.

Para "complicar" um pouco mais, podemos verificar na leitura da Palavra que Deus tem uma preferência pelas imperfeições, as coisas loucas do mundo.

"[...] Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus" (1Coríntios 1:27‭-‬29).

Exemplos de rejeitados na Bíblia não faltam. Moisés, autor do Pentateuco, aquele que falou face a face com Deus, libertou o povo hebreu depois de 430 anos de escravidão no Egito, aos 80 anos, atravessou o Mar Vermelho a seco e, ainda assim, teve, em muitos dos momentos dos 40 anos de deserto, sua autoridade contestada.

Davi, filho de Jessé, era o oitavo, o mais novo deles e trabalhava como pastor de ovelhas. Quando Samuel foi à casa deles, para ungir o novo Rei de Israel, o sucessor de Saul, todos foram devidamente apresentados, exceto Davi, que foi chamado pelos irmãos, a pedido do profeta.

Jesus, durante os três anos de ministério, foi constantemente analisado e enfrentado pelos fariseus, que queriam fazer com que Ele tropeçasse, cometesse algum pecado, e fosse condenado à morte por isso. Jesus, no entanto, jamais pecou e, mesmo assim, foi condenado, com a colaboração de Judas, que o traiu ao aceitar 30 moedas de prata para entregá-lo.

Jesus foi a mais plena e pura demonstração de amor a ser rejeitado. Ele se fez pecado para salvar a humanidade da condenação da morte de cruz. E ainda assim, foi açoitado, recebeu cusparadas, tapas, foi humilhado, tratado como um qualquer.

Ele aceitou viver na condição humana, sem usar de seus poderes para benefício próprio. Ao contrário, os poderes, que eram e são de Deus, não bruxaria barata e mal feita, eram usados para nos salvar das maldições que rodeiam e povoam o mundo.

Moisés, Davi e Jesus são apenas três modelos de rejeitados abençoados, que venceram o mundo, pela glória de Deus.

Nomes que merecem respeito, aplausos, por total obediência ao nosso Senhor, ao ponto de serem irretocáveis.

"Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés" (Deuteronômio 34-10);

"Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade" (Atos 13-22);

"O senhor é o Cristo, o filho do Deus vivo" (Mateus 16-16).

Que o Senhor o abençoe!

Comentários