Livres no Espírito, Libertos da carne


Em Romanos 7 14-20, o Apóstolo Paulo enfrenta uma guerra, aparentemente dele mesmo, com o bem e o mal, a carne e o espírito.

Ele trata a lei como espiritual e ele, Paulo, como um ser carnal, escravo do pecado. E argumenta que não faz o que prefere, mas, sim, o que detesta.

Para confirmar a declaração, ele prossegue com as célebres e tão conhecidas frases: "porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço". "Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim".

Algumas pessoas têm dificuldade em identificar a lei como algo totalmente espiritual. Os Dez Mandamentos, por exemplo, são vistos como espirituais, por ter sido anunciado por Deus.

Mas, o ponto em questão é o seguinte: fosse algo completamente divino, o homem não poderia e nem teria autonomia para estabelecer suas próprias regras e seguiria apenas as do nosso Senhor.

Ao menos, esta é a minha modesta opinião a respeito.

Agora, quanto ao querer fazer o bem, mas realizar o mal e citar o pecado como o personagem final do ato, entendo como uma batalha espiritual, na qual somos tentados a pecar a todo instante e só resistimos a partir do momento em que o sangue de Jesus entra para acabar com a conversa.

Em verdade, acho essa passagem aos Romanos tão filosofal, que podia ser até compartilhada com os gregos, quando Paulo esteve em Atenas. O sentido dela, no entanto, é completo, pleno e irretocável.

O ponto crucial é o de que devemos nos apegar a Deus, clamar por Ele, para que fiquemos cada dia mais longe das trevas, do pecado. Lembra do cordão de três dobras, formado por leitura e meditação da Palavra, oração e jejum?

Pois bem, esse é o caminho, a verdade.

Para iniciarmos essa caminhada próspera junto a Jesus, convido o leitor ao clamor presente no Salmos 143, do versículo 9 ao 12: "Livra-me, Senhor , dos meus inimigos; pois em ti é que me refugio."

"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bom Espírito me guie por terreno plano."

"Vivifica-me, Senhor , por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia."

"E, por tua misericórdia, acaba com os meus inimigos e destrói todos os meus adversários, pois eu sou teu servo."

Jesus te abençoe!

Comentários