Uma das passagens bíblicas mais populares é a do cego Bartimeu (Marcos 10 46-52), que, ao saber que Jesus estava em Jericó, clamou em alta voz: "Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim".
Quem ouve isso e, depois, abre a Bíblia em Mateus 1, logo acredita na informação, ao verificar a genealogia do nosso Senhor, apresentada da seguinte forma: "Livro da genealogia de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão" (vs. 1).
Porém, o nosso Senhor, Jesus Cristo, como todos sabem, é o Filho de Deus, que se fez Filho do Homem, para que fossemos tratados como herdeiros de Deus e co-herdeiros com Ele (Romanos 8-17).
A alcunha de "Filho de Davi" é dada ao Cristo para que a promessa de Deus a Davi seja concretizada, ao eternizar o reino dele. Isso só acontece, em 1Crônicas 17, quando Davi, já Rei de Israel, se vê em um palácio cheio de luxos e riquezas, feito com cedro, e a arca da aliança fica largada em tendas. Ele se incomoda com isso e fala, com o profeta Natã, em fazer um templo para abrigar a arca.
Nosso Deus, conhecedor que era do coração de Davi, disse que o templo não seria feito por ele, mas por seu filho, Salomão, uma vez que o Rei de Israel havia derramado muito sangue em guerras. A fidelidade de Davi foi premiada. Seu reino foi eternizado por intermédio do Cristo, nosso Salvador, o Leão da tribo de Judá.
De volta ao clamor de Bartimeu, o próprio Jesus deixou claro, em questionamento feito em ensinamento realizado no templo (Marcos 12 35-37), que Ele não era, em verdade, Filho de Davi, com base em Salmos 110-1, que diz: "Disse o Senhor ao meu senhor: 'Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés'".
A questão reflexiva: "O próprio Davi chama o Cristo de Senhor; então como ele pode ser Filho de Davi?" (Marcos 12-37).
Ainda com base em Salmos 110-1, o Apóstolo Pedro, em Atos 2 29-36 relata, de modo detalhado, o que Jesus disse sem dizer, enquanto ensinava:
"Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção".
"Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à direita de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vocês estão vendo e ouvindo. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo afirma: “Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.’”
"Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo."
Jesus o abençoe!
Comentários
Postar um comentário