Ontem, ao escrever sobre as recompensas de Jesus, citei Provérbios 22-4, que diz: a recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida."
Hoje, ao fazer meu devocional diário, antes de ir ao trabalho, o Senhor me encorajou a escrever para esta quinta-feira, sobre o temor ao Senhor.
Afinal, o que é ter temor ao Senhor?
Em Jó 28-28 e Provérbios 1-7 é esclarecida a questão: é a sabedoria, o princípio do saber.
E sabedoria, o que é?
No dicionário Michaelis on-line, da língua portuguesa, dentre as oito explicações existentes, a mais completa foi esta: "o conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, geralmente por meio de reflexão ou experiência; sofisticação".
Esse "conjunto de conhecimentos adquiridos" pode ser tanto para o bem ou para o mal, de acordo com as experiências que a referida pessoa teve.
É necessário, também, analisar as amizades, as companhias e a clássica situação do que ele se alimenta: gosta de confusão, é um pacificador, amante e praticante da Palavra, dedica tempo à leitura da Bíblia, ou se envolve com pornografia, é avarento, criador de intriga?
Ser sábio, neste caso, vai um pouco mais além do discernir o bem do mal e optar pelo caminho identificado como certo. Precisamos verificar se o certo em questão também é para Deus.
Se o correto pra nós for errado pra Deus, caímos em desobediência, damos margem ao pecado.
Por isso, temos de seguir o exemplo de Salomão, que pediu sabedoria ao Senhor e, por ter sido humilde, foi agraciado com riquezas, honra e vida longeva, assim como está escrito em Provérbios 22-4.
Para conferir o sucesso de Salomão, tido até os dias de hoje como o Rei mais sábio que já existiu, leia 1Reis 3, 2Crônicas 1 7-17, 1Reis 4 20-34.
Tenha uma boa leitura e desfrute ao máximo da sabedoria que é boa, agradável e perfeita, como a vontade de Deus!
Jesus o abençoe!
Comentários
Postar um comentário