Se procurarmos no dicionário, veremos que arrependimento é o mesmo que pesar ou lamentação pelo mal cometido.
Quem simplesmente lê os significados, talvez não compreenda a relevância que há em se arrepender para quem caminha junto a Cristo Jesus.
Isaías 40-3 anunciou "Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho do Senhor! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus!" (Isaías 40:3).
Essa voz que clamou e preparou o caminho do Senhor no deserto foi João Batista, filho de Isabel, prima de Maria, e do sacerdote Zacarias. Ele se vestia com roupas feitas com pelos de camelo, um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.
A missão de João, era a de pregar o batismo de arrependimento (o das águas), para a remissão de pecados. Todos os de Judá e Jerusalém iam ao encontro dele para confessar os pecados e serem batizados no rio Jordão.
Alerta Vermelho: O se arrepender dos pecados, apenas para ficar bem claro, era tratado - e ainda é - como algo muito sério. Se você pecar, o arrependimento deve ser feito com sinceridade, em verdade, de modo que o erro em questão não seja repetido com frequência. Não é porque Deus perdoa que ficaremos em uma gangorra eterna, ora na santidade, ora no pecado. O pecar não pode ser algo natural, mas acidental para aquele que crê e confessa Cristo como salvador.
Jesus é bem claro e objetivo: "Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento" (Lucas 5:32).
"Ele dizia: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus" (Mateus 3:2).
Outra coisa: o arrependimento anda de mãos dadas com o perdão, como se pode ver em Lucas 17-4: "Se pecar contra você sete vezes num dia e sete vezes vier para lhe dizer: “Estou arrependido”, perdoe-lhe" (Lucas 17:4).
Se a pessoa se arrepender de verdade, com sinceridade, você perdoa e fica livre da prisão que é o ressentimento, o ódio e o desejo de vingança. Quem nutre esses sentimentos maléficos são os que mais sofrem.
Enfim, o caminho com Jesus nos leva à prática e conhecimento da santidade. Ao nos arrependemos, reconhecemos nossa pequenez, o quanto somos miseráveis e precisamos do perdão e direção dados por Deus. Ao perdoar, ficamos livres, ao ponto de não sermos escravos de sentimentos maléficos que fazem mal apenas para nós mesmos. Com essa postura e a soma do aperfeiçoamento dos frutos do Espírito Santo, tornamo-nos imitadores legítimos de Jesus, nosso Salvador.
Que o Senhor Jesus abençoe sua vida, família e permita que você se arrependa, em verdade, e perdoe, para estar cada dia mais próximo dEle.
Amém!
Comentários
Postar um comentário