Nossa postura diante do sofrimento

 


Hoje pela manhã, enquanto fazia meu devocional, fiquei impactado ao me deparar com o versículo de Atos dos Apóstolos 9-16, que diz: "Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome".

Apenas para contextualizar o nobre leitor: os dizeres em questão são de Jesus a Ananias, que havia sido designado por Ele para ir ao encontro de Saulo de Tarso, para devolver a visão dele e o batizar.

Saulo era um incansável perseguidor dos cristãos. Sempre pedia cartas que o autorizasse prender os seguidores de Jesus. Em alguns casos, ele chegou até a participar, ainda que indiretamente, da morte deles, como foi com o diácono Estevão.

Feita a apresentação, vamos aos fatos em si: se Saulo de Tarso demonstrava uma sede descomunal para trancafiar cristãos, Jesus transformou o coração dele para que, o agora Apóstolo Paulo, tivesse a mesma garra e gana, para converter gentios e judeus aos cuidados do nosso Senhor.

Paulo criou igrejas e viajou pelo mundo para anunciar a Palavra. Combateu com veemência a idolatria, a imoralidade sexual, os hábitos mundanos em geral, de modo a separá-los do que era carnal e espiritual. Tinha alegria em ver a Palavra de Deus prosperar e render frutos.

Teve também muitas e complicadas lutas. Paulo foi apedrejado, preso, açoitado, perseguido, encarou um naufrágio, passou fome, necessidades, mas nunca tirou sua atenção do foco, que era o evangelho pregado pelo Cristo, que o nomeou como representante de tal forma a ser o Moisés do Novo Testamento.

A maioria das epístolas de Paulo foram escritas enquanto ele estava encarcerado. O resultado de tudo isso, nós podemos conferir e nos deleitar na Bíblia.

"Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:11‭-‬13).

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança,  a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado". (Romanos 5:3‭-‬5).

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: 'Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.'" 

"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Romanos 8:35‭-‬39).

"Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou.  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé". (2Timóteo 4:6‭-‬7).

Jesus te abençoe!

Que a cada dia estejamos mais e mais focados nas coisas do Reino de Deus, para sermos imitadores de Paulo e de Cristo, como sugere 1Corintios 11-1.

Comentários