Em Tiago 4 13-17 é apresentada a seguinte reflexão sobre o tão esperado e ansiado amanhã: "Escutem, agora, vocês que dizem: 'Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.' Vocês não sabem o que acontecerá amanhã".
"O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: 'Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.'"
"Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando" (Tiago 4:13-17).
No mundo ouvimos frases feitas como "o amanhã a Deus pertence" como se fosse algo do outro mundo e não a mais pura e indiscutível verdade. É fato. Por isso, cabe também a recomendação dada em Provérbios 27-1, que diz: "Não se gabe do dia de amanhã, porque você não sabe o que ele trará à luz" (Provérbios 27:1).
É por esta razão que Jesus fala para que não nos preocupemos com nada deste mundo, sem antes buscar o Reino de Deus : "Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que comeremos?', 'Que beberemos?' ou 'Com que nos vestiremos?' Porque os gentios é que procuram todas estas coisas".
"O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas".
"Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6:31-34).
Não se esqueça: "Ele [o Senhor] é quem perdoa todas as suas iniquidades; quem cura todas as suas enfermidades; quem da cova redime a sua vida e coroa você de graça e misericórdia".
"É ele quem enche de bens a sua vida, de modo que a sua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e julga todos os oprimidos" (Salmos 103:3-6).
O ser águia, aqui, vai além da compreensão do reino animal, dos seus objetivos e costumes. Ela também aparece em Apocalipse 4-7, ao citar os quatro seres viventes, que, em suma, representam os quatro evangelhos. O leão corresponde a Marcos; o ser humano, Mateus; o novilho, Lucas, enquanto que a águia é João.
O apóstolo João foi aquele que mais teve intimidade com Cristo.
O caminho para sermos íntimos de Jesus é aquele que já sabemos na ponta da língua: orar, ler e meditar na Palavra constantemente; ter um coração contrito e quebrantado; perdoar, se arrepender, não pecar, amar a Deus e ao próximo; ser manso, misericordioso, bondoso e alegre por saber que Deus é contigo, assim como é comigo.
Jesus abençoe sua vida, seu caminho e traga prosperidade, mas aquela de Agur (Provérbio 30 7-9), para que sempre reconheçamos a soberania do nosso Deus!
Comentários
Postar um comentário