A ovelha perdida

 


"Fiquem atentos, para não desprezarem nenhum destes pequeninos! Porque eu afirmo a vocês que os anjos deles, lá nos céus, veem incessantemente a face de meu Pai celeste. Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido". 

"O que vocês acham? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se desgarrou? E, se consegue encontrá-la, em verdade lhes digo que ficará mais alegre por causa desta do que pelas noventa e nove que não se desgarraram". 

"Assim, não é da vontade do Pai de vocês, que está nos céus, que se perca um só destes pequeninos" (Mateus 18:10‭-‬14).

Esta é a forma que Deus nos vê e quer. Ele não aceita a ideia de perder uma única ovelha do seu rebanho.

Sempre que uma delas se desvia do caminho da verdade, que é a Palavra de Deus, e é achada, recuperada, ao ponto de retomar a caminhada ao lado dEle, é realizada uma grande e linda festa nos céus.

Para que o nobre leitor possa compreender melhor essa situação, é importante destacar alguns pontos do relacionamento existente entre o Pastor e suas ovelhas.

As ovelhas, em suma, não enxergam bem. Por isso, é importante que o Pastor sempre esteja perto, para direcioná-las, tanto para ficarem livres do bote dos lobos e demais perigos, como para se alimentar de algo que possa oferecer risco de morte.

É com base nesse raciocínio que o Rei Davi declara: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará" (Salmos 23:1). E mais adiante complementa: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam" (vs. 4).

O mais interessante, no entanto, diz respeito ao óleo de unção usado pelos pastores. Confesso que, num primeiro momento, pensava no uso dele como uma forma a mais de proteção, uma benção especial. Tal ideia, aliás, é vista com aceitação no versículo 5: "Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda".

O curioso, no entanto, é que o óleo de unção, no que diz respeito às ovelhas, é usado como uma forma de proteção do Belzebu, que não é propriamente, o príncipe dos demônios, mas o senhor das moscas.

O Pastor derrama o óleo na cabeça e nas orelhas da ovelha, para que elas não sejam atormentadas pelas moscas e nenhuma delas entre em suas orelhas, de maneira que elas fiquem impossibilitadas de ouvir, reconhecer e obedecer ao som de sua voz.

Ou seja, o óleo de unção possui, sim, uma função protetiva, que nos abençoa, mas, também, nos deixa mais sensíveis e alertas à voz de Jesus, "o bom pastor [que] dá a vida pelas ovelhas" (João 10:11).

Se você que lê este texto, no momento, não caminha ao lado do nosso Senhor, não tenha medo de ir ao encontro dEle ou de retornar aos cuidados dEle.

Ele é o bom Pastor!

Tenha certeza desta verdade!

E não se esqueça: "Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre" (Salmos 23:6).

Receba, tome pra si essa benção!

Que o nosso Senhor, Jesus Cristo, o bom Pastor, que deu sua vida por nós, para nos permitir a salvação e a libertação de uma condenação vinda do pecado, te abençoe e fique cada dia mais próximo, em amor, por você que é a ovelha mais festejada e desejada aos olhos dEle!

Amém!!!

Comentários