Quando nos vemos em condição similar a de um vaso de barro, como é destacado em Jeremias 18, não podemos aceitar e nem permitir que um oleiro qualquer nos toque, a não ser, é claro, o nosso Senhor, Jesus, o Cristo.
A razão disto é muito simples: apenas Jesus pode nos quebrar e moldar, do jeito que mais lhe agrada, para que possamos conhecer, compreender e praticar a Palavra de Deus de modo correto, sem nos desviar para a esquerda ou à direita e enveredar por caminhos tortuosos, traçados por Satanás, o Pai da Mentira.
Ao lermos 2Corintios 4, percebemos que, nos primeiros versos, o Apóstolo Paulo cita como ministério a responsabilidade de divulgar o evangelho às nações, o desprezo ao pecado, de maneira a evitar a vergonha, a distorção da Palavra, que é incentivada por Satanás, tratado como o "deus deste mundo" (com 'd' minúsculo), que "cega" os descrentes.
Esse poderio das trevas é estendido com a presença do Anticristo, apresentado por Paulo em 2Tessalonicenses 2, onde ele chama a atenção dos crentes:
"Ninguém, de modo nenhum, os engane, porque isto não acontecerá [a volta de Cristo] sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição [o Anticristo], o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, apresentando-se como se fosse o próprio Deus"(2Tessalonicenses 2:3-4).
De volta à 2Corintios 4, Paulo nos fala sobre o tesouro que há em nós, os vasos de barro de Deus: a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Ou seja: temos motivos de sobra para amar e compartilhar a Palavra! É o maior dos tesouros que temos em mãos. Por isso há o convite em Josué 1:8 para "meditar sem cessar" o livro da Lei. Não podemos abrir mão daquilo que nos garante a vida e a salvação.
"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados; somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos. Levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo" (2Coríntios 4:8-10).
"Foi para isso que também Deus os chamou mediante o nosso evangelho, para que vocês alcancem a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, fiquem firmes e guardem as tradições que lhes foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa" (2Tessalonicenses 2:14-15).
"[...] Devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus os escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade" (2Tessalonicenses 2:13).
Em tempo: como já foi esclarecido em uma outra oportunidade, quando é dito que "Deus os escolheu" não significa que apenas alguns foram selecionados e os demais rejeitados, pois, como a própria Palavra revela, em Atos 10:34, Deus não faz acepção de pessoas.
Deste modo, nobre leitor, temos de sempre ter em mente que somos convidados diariamente a saborear um banquete do qual não somos dignos e nem merecedores, que é a Palavra de Deus, que só existe e nos é dada de graça por um amor incondicional, que nem seus pais terrenos são capazes de ofertar.
Para sentar à mesa e degustar o prato com sabedoria, tempo e vontade, passamos por algumas tribulações, que podem nos causar decepção, tristeza, aborrecimentos. Porém, temos de sempre estar cientes daquilo que está escrito em Romanos 8:36-39:
"'Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente; fomos considerados como ovelhas para o matadouro'. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou".
"Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".
Portanto, meu querido, deleite-se ao máximo neste banquete dado por Deus, e de graça, pela graça. Conte a todos, e com alegria, sobre esse tesouro que guardamos em nós, vasos de barros moldados por Deus, para que outros mais possam viver da alegria e paz que é o evangelho de Cristo!
Lembre-se de Mateus 28:19: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Amém!
A paz meu irmão! Muito bom, Que Deus continue abençoando e te dando sabedoria. Abraço
ResponderExcluir