Jezabel era considerada uma profetisa, casada com o rei Acabe, de Israel, que governava de modo idólatra, tendo Baal como seu deus e a Samaria como a capital de seu império.
Jezabel usava de sedução para conquistar o que queria. Dona de um temperamento forte, orgulhosa e autoritária era também conhecida pela fama de exterminar os profetas do Senhor, o verdadeiro Deus de Israel (1Reis 18:4).
Elias, o homem de Deus, viveu nesse tempo e foi ameaçado de morte por ela, logo após ele provar que o Senhor é o único Deus e Baal não tinha poder algum, em um desafio lançado aos profetas idólatras, que acabaram mortos ao fio de espada no Monte Carmelo, onde viram o Senhor mandar fogo do céu (1Reis 18 16-40).
O recado em si foi o seguinte: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles" (1 Reis 19:2).
"Elias teve medo e fugiu para salvar a vida" (1Reis 19:3).
O Senhor, por sua vez, o protegeu da ira de Jezabel, poupou a vida de seu servo até este ser arrebatado em um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo (2Reis 2:11), muito tempo depois da morte de Jezabel.
Como a própria Palavra nos revela, "[...] aquele dia pertence ao Soberano, ao Senhor dos Exércitos. Será um dia de vingança, para vingar-se dos seus adversários" (Jeremias 46:10).
Com os herdeiros de Acabe e Jezabel não foi diferente. A ordem foi dada a Jeú: [...] "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Eu o estou ungindo rei de Israel, o povo do Senhor. Você dará fim à família de Acabe, seu senhor, e assim eu vingarei o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, derramado por Jezabel'.
'Toda a família de Acabe perecerá. Eliminarei todos os de sexo masculino de sua família em Israel, seja escravo seja livre. Tratarei a família de Acabe como tratei a de Jeroboão, filho de Nebate, e a de Baasa, filho de Aías. E Jezabel será devorada por cães num terreno em Jezreel, e ninguém a sepultará'" (2Reis 9:6-10).
Os setenta herdeiros de Acabe, assim como os seus seguidores e funcionários mais próximos, foram todos mortos, de modo que não restasse um único ser vivo capaz de fazer valer os ideais de seu rei ou da esposa dele.
Quando realizamos o curso de intercessão somos alertados sobre o espírito de Jezabel, que dominam as mulheres de modo que elas tenham os mesmos hábitos e comportamentos daquela víbora.
Essa influência resulta em um perfil autoritário, sedutor, apenas para conquistar seus interesses, e que embarrera, prejudica o relacionamento com o Deus verdadeiro.
O espírito vagueia na tentativa de gerar novos herdeiros, porém, não alcança êxito, uma vez que o próprio Senhor exterminou a geração de Acabe e, assim, de Jezabel.
Em Apocalipse 2, o assunto é destacado por Jesus, à Igreja de Tiatira: "Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio".
"No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender".
"Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher".
"Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras" (Apocalipse 2:19-23).
Que o nosso Senhor, o Deus de Israel, o livre dessa maldita, que somente destroi lares e vidas, e o faça prosperar segundo a vontade dEle!
Amém!
Comentários
Postar um comentário