O tempo da Graça

 


A graça de Deus, apenas para deixar claro, não tem relação com algo engraçado, cômico, mas com preço e amor verdadeiro.

Explico: a graça, para nós cristãos, significa um alto preço pago por Deus, pela nossa salvação e libertação dos pecados, para que possamos viver em santidade e próximos de Deus, sem que haja o que nos separe ou distancie dEle.

Qual esse preço que foi pago? A morte de Jesus.

No livro de Salmos, capítulo 40, versículo 11, muito antes da nossa salvação, o Rei Davi já clamava pela graça divina: "Não retenhas de mim, Senhor, as tuas misericórdias; que a tua graça e a tua verdade sempre me guardem".

A partir deste clamor de Davi, podemos perceber, e de um modo bem esclarecedor, que a Bíblia é um livro vivo, sequencial e atemporal.

E mais: fica evidente também o quanto devemos ser dependentes de Deus, por sermos miseráveis (por isso a misericórdia) e necessitarmos da verdade que é anunciada pela sua Palavra santa e infalível.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,   para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:16‭-‬17).

"Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno" (Hebreus 4:16).

É muito importante que sejamos gratos a Deus por tudo o que Ele nos provê e celebremos esse presente diário, que é a vida, a oportunidade de estarmos em comunhão com Ele, para adorá-lo, exaltá-lo e o reconhecer como O único e verdadeiro Deus. "Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Nos dias de hoje, é celebrado o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), em países como os Estados Unidos, Canadá, Brasil, dentre outros, em que o povo se dedica à oração e à festa, por gratidão a Deus, pelos bons acontecimentos ao longo do ano. Aqui, o festejo ocorre sempre na quarta quinta-feira de novembro, que este ano corresponderá ao dia 25.

Como o Apóstolo Paulo revelou em Efésios 2:8, a graça é um dom de Deus. Logo, como cristãos, nosso dever é o de fazer uso e repassar ao máximo àqueles que clamam no deserto, como um João Batista, na busca da salvação e da vida eterna. Seremos cobrados se assim não realizarmos, não pelo homem, mas pelo próprio Deus.

Portanto, "não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" (Efésios 4:29).

"Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Romanos 12:3).

"Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus" (2Timóteo 2:1). Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos" (Tito 2:11).

"Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (João 1:17). Deste modo "[...] o pecado não terá domínio sobre vocês, pois vocês não estão debaixo da lei, e sim da graça" (Romanos 6:14).

"Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês" (1Coríntios 1:3).

Amém!

Comentários