A Paz de Cristo


"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus".

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas".

"Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês" (Filipenses 4:6‭-‬9).

Jesus, nesta parte das Escrituras, nos ensina a como ter paz. 

Mas, afinal, o que isso significa? Há alguma fórmula mágica para conquistá-la?

Não, querido e nobre leitor.

A única coisa que precisamos para obter paz é confiar que o Senhor nos ama, protege e provê todas as coisas.

Diferentemente do que o mundo pensa, a paz não está em termos uma estabilidade financeira, um alto cargo na empresa e riquezas materiais, como dinheiro, casas, carros e outras espécies de luxo.

Não é errado querermos essas coisas, porém, elas devem ser vistas como consequência da paz que Cristo nos dá, por ser aquele que morreu por nós, na cruz, e nada nos pediu em troca.

É Ele quem luta para solucionar nossos problemas, desde os menores aos mais grandiosos e difíceis de lidar.

Quando é dito em Filipenses 4:8 para pensarmos em tudo o que é verdadeiro, correto, puro, não se trata de um mero lembrete, mas que devemos, e sempre, nos espelhar no modelo que Jesus nos deu.

Se você pretende ser, de fato, um imitador dEle, terá de se alimentar com os frutos do espírito, que estão relacionados em Gálatas 5 22-23. Dentre esses frutos, está a paz, que tem relação direta com o confiar em Deus e na sua Palavra.

Outra: quem nos orienta a como ter paz, é o legítimo e verdadeiro Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

Portanto, vamos, antes de qualquer coisa, compreender o que Jesus nos ensina e confiar nEle, uma vez que Ele não é homem pra mentir: 

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33).

Confie, tenha fé em Jesus, o nosso Senhor e Deus!

E mais: se você é conhecedor da Palavra, do exemplo dado por Cristo, não o guarde apenas pra si. Distribua esse conhecimento e entendimento aos que estão à sua volta e ponha em prática tudo isso, pois "assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta" (Tiago 2:26).

Ou seja, não basta dizer que acredita, crê na Palavra. Se não a praticar, não há valor, sentido algum. Temos, portanto, de seguir os passos de Jesus e permanecer no propósito estabelecido em Mateus 28:19, que você já sabe na ponta da língua:

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19).

Que você tenha paz neste dia, mas não a que o mundo pensa e crê ser essencial, mas, sim, aquela que o nosso Senhor nos dá, de graça, sem que façamos algo ou a mereçamos!

Amém!

Comentários

Postar um comentário