A videira verdadeira


 

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda" (João 15:1‭-‬2).

É com essa declaração que Jesus inicia um dos maiores ensinamentos sobre o nosso relacionamento com Deus e o nosso papel nessa história. Jesus é a videira, a estrutura forte e segura, a raiz, que recebe os nutrientes que garantem a vida e os distribuem para os ramos, que somos nós. Deus é o agricultor, que cuida da videira e a faz frutificar.

Os ramos que estão secos, sem vida, que não geram frutos (pecados) são cortados, eliminados. Já os que dão frutos e proporcionam numa safra acima da esperada, é preciso ser podada, aperfeiçoada, de modo a receber uma alimentação equilibrada, com base na leitura, meditação da Palavra e da prática contínua da oração. Com estas três tarefas, os ramos são alimentados com o que tanto precisam para viver uma frutificação abundante.

"Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. 'Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma'" (João 15:3‭-‬5).

Estar limpo, aqui, é o mesmo que dizer que estamos livres do pecado e salvos. Permanecer em Cristo é o que nos garante o alimento diário, que nos mantém saudáveis por completo, sem que haja uma folha ressecada (uma falha que precisa ser reparada, podada).

Jesus reforça o lembrete de que Ele é a videira e nós, os ramos. E afirma que, sem Ele, nada podemos fazer e não sobrevivemos.

"Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos" (João 15:6‭-‬8).

Quem não permanece em Cristo é lançado ao fogo eterno da condenação no inferno. Já o que o segue pode pedir o que lhe falta para continuar forte e frutífero, que Ele, na condição de videira, manifestará e fará com que o Agricultor (Deus) repare. Os frutos produzidos, devido ao bom relacionamento da videira com os ramos, glorificam o Agricultor, que pode fazer uma farta colheita.

"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei"(João 15:9‭-‬12).

Nenhuma planta, flor, tem vida se não for gerada e cuidada com amor. O Agricultor ama a videira e os seus frutos, da mesma forma que a videira ama os ramos e o Agricultor. Tanto a videira, quanto os ramos, dependem do Agricultor. Essa dependência é resultado do conhecimento da função que cada um tem nesse lindo processo de frutificação e de obediência.

"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês" (João 15:13‭-‬15).

Ao alimentar os ramos, a videira demonstra o seu amor e dá a seguinte ordem: gere frutos. A qualidade desses dependerá do quanto de alimento os ramos vão ingerir. Há uma amizade, uma confiança entre os envolvidos neste processo eterno de amor. Quanto mais alimento, mais fruto.

"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros" (João 15:16‭-‬17).

A escolha não significa que alguém foi rejeitado, excluído, mas que alguém recebeu e conheceu a Palavra, mas a ignorou e optou por seguir um outro caminho, sem frutos, com folhas secas e mortas.

Resumão: Deus gerou Jesus, que ficou encarregado de alimentar o seu povo (Israel) com a Palavra. Aquele que a recebia e compreendia resultava em bons frutos. Quem a rejeitou, não produziu nada, ficou seco e foi lançado no lago de fogo do inferno. Deus e Jesus não rejeitaram ninguém. Cada um teve e tem o livre arbítrio de decidir qual caminho seguir: o do amor ou o do desprezo.

Qual a sua escolha?

Comentários

Postar um comentário