"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos" (Efésios 2:8-10).
Tradução: a nossa salvação vem da graça. As obras, boas ações que realizamos no dia a dia, portanto, não serve de critério para salvação. Trata-se, apenas, de uma consequência da fé que temos em Cristo Jesus e no desejo de sermos como Ele, ao caminhar segundo as orientações que são dadas nas Escrituras.
Deste modo, você ajudar alguém e pensar que este ato isolado o tornará salvo, é um engano.
A fé, como está escrito em Hebreus 11:1, "é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos'.
Se não demonstrarmos fé nos atos que realizamos, naquilo que declaramos e pedimos em oração, qual o sentido de sermos imitadores de Cristo?
Isso acaba sendo o mesmo que desprezar a Deus e o sacrifício de Cristo. Seria, por assim dizer, algo como: faço o que faço por achar legal da minha parte, mas não tenho nenhum compromisso, modelo algum pra me inspirar e seguir no propósito de ajudar o próximo. Se amanhã, eu estiver bem, faço novamente, mas, se estiver mal ou com algum problema, deixo pra fazer quando tudo voltar ao normal.
Jesus não fez o bem, apenas por fazer, ou quando Ele estava em um dia bom. Ele fez e faz todos os dias, independente da luta que há pela frente. E isso só aconteceu e acontece, pela fé em Deus.
Jesus subia ao monte, constantemente, para orar e ouvir as orientações de Deus para o novo dia que havia pela frente. Ele renovava suas forças, para não se deixar contaminar pela incredulidade do homem, que o procurava para ser curado de alguma enfermidade, na busca de um milagre!
Se Jesus não tivesse fé, de nada adiantaria o homem suplicar a Ele. Nada aconteceria de bom.
Percebeu?
Logo: o fazer o bem ao outro não o torna um santo ou salvo.
Agora, se você é bondoso com alguém, como consequência da sua fé em Cristo Jesus, por ser um imitador dEle e o confessar como seu único e verdadeiro Deus e Salvador, você o faz pela causa certa.
Salvo só é quem confessa Jesus!
"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" (Atos 4:12-13).
Outro ponto importante a ser observado diz respeito à obediência. Jesus "humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" (Filipenses 2:8).
Um exemplo clássico de obediência é o de Abraão, o Pai da Fé: "Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça” , e ele foi chamado amigo de Deus" (Tiago 2:21-23).
Portanto, amado leitor, ao fazer o bem a alguém esteja certo de que aquilo que faz é consequência de confessar Jesus como seu Deus e Salvador; ter fé e ser obediente a Ele e ser amigo dEle.
Sempre que fizer algo com esta motivação e entendimento, Deus se agradará e o abençoará, assim como aquele que é ajudado por você.
Que a sua motivação esteja sempre atenta às vontades de Deus!
Amém!
Glórias a Deus!!! Abraço meu irmão, continue firme
ResponderExcluir