O vale dos ossos secos

 


"A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale e que os ossos estavam muito secos" (Ezequiel 37:1‭-‬2).

Quando Deus faz Ezequiel percorrer o território no qual está o vale, e por inteiro, Ele diz ao profeta que toda a Nação de Israel está comprometida. A sequidão dos ossos, mostra a descrença do povo em Deus.

"Ele me perguntou: 'Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?' Eu respondi: 'Ó Soberano Senhor, só tu o sabes'" (Ezequiel 37:3).

Coloque-se no lugar de Ezequiel e pense em qual seria a sua atitude: Você teria a mesma inteligência dele, em destacar a capacidade do nosso Deus e dizer que somente Ele poderia resolver isso ou diria algo do tipo: "claro que sim", para Deus devolver o questionamento de como você o faria e você o responderia com um "não faço a menor ideia"? Ou se arriscaria totalmente em ser taxativo e declarar um "óbvio que não! Estão todos mortos!" e ser apenas mais um entre os descrentes?

Para "facilitar" um pouco mais o seu raciocínio: Qual sua resposta ao Todo Poderoso, ao ser questionado se o povo de Israel, que Ele tanto ama e o separou para Ele, teria alguma espécie de salvação? Percebeu a maestria, a habilidade de Ezequiel?

"Então ele me disse: 'Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor'" (Ezequiel 37:4‭-‬6).

Por ter se mostrado confiante, crente no Deus Todo Poderoso, o Senhor permitiu que Ezequiel participasse do agir dEle em relação ao povo de Israel, que, a partir daquele instante, voltaria a viver, a crer.

"E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles.  A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam" (Ezequiel 37:7‭-‬9).

Deus pode tudo. Não precisa do homem para decidir o que fazer ou dar o primeiro passo para que tudo saia conforme a vontade dEle, que é boa, perfeita e agradável. O fato dEle permitir que Ezequiel presenciasse tudo aquilo, foi para que ele servisse de testemunha e por amor ao homem, sua principal criação, a que mais chama a atenção dEle.

Aqui, Deus nos diz que somos importantes, valorosos para Ele e que Ele tem prazer em partilhar do seu poder conosco. Porém, para isso, é necessário que estejamos em comunhão plena com Ele. (Lembra da resposta de Ezequiel no versículo 3? Fez toda a diferença!).

"Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!" (Ezequiel 37:10).

Um dos nomes de Deus é Senhor dos Exércitos. Logo, no versículo 10, Ezequiel enxerga um exército forte, poderoso, liderado pelo Deus de Israel, que tudo enfrenta e vence, por ser o único e soberano!

"Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados’. Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor : Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor" (Ezequiel 37:11‭-‬13).

Aqui Deus fala da desobediência do povo de Israel, que se afastou de Deus e foi exilado na Assíria e na Babilônia. Ele mostra, no abrir de túmulos, que há um Salvador que precisa ser reconhecido por ter eliminado todos os pecados no mundo. Deste modo, não há mais condenação, não há mais barreiras para se comunicar com Deus. Israel tem Jesus, que salvou a todos, no mundo todo, por amor, um amor de Deus!

"Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei e fiz. Palavra do Senhor" Ezequiel 37:14).

O Espírito em questão é o Espírito Santo, que permitirá o abrir de olhos e ouvidos do povo de Israel, que rejeitará o Anticristo e, finalmente, reconhecerá Jesus como o grande e único Messias.

Resumão: Deus é soberano, pleno e de amor. Ele nos criou e quer ao lado dEle em tudo. Não por precisar de nós, mas por amor! Mesmo quando o povo dEle vira as costas, Ele não desiste de o buscar, ainda que nas trevas, para fazer reconhecer o erro (um convite ao arrependimento) e o reintegrar junto dEle. 

Temos o livre arbítrio para nos dedicar ou nos afastar dos caminhos de Deus. Porém, a verdade nunca nos ficará oculta. Jesus será reconhecido como único e verdadeiro Deus, o Salvador da mais bela criação. As escamas nos olhos cairão, os ouvidos serão destampados.

Todo o exército de Israel ouvirá o comando de seu amado General, que derrotará o Anticristo, assim como a Besta e Satanás, para que, juntos do Todo Poderoso, possamos viver uma vida de paz na Nova Jerusalém, em glória, com Jesus, o legítimo Messias!

Aleluia!!!!

Comentários

  1. Boa noite meu irmão! A paz do senhor, é tremenda esta passagem. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Deus continue usando sua vida para anunciar a sua Palavra!

    ResponderExcluir

Postar um comentário