Somos todos Missionários

 


Ser um missionário não é necessariamente viajar para um outro país, continente e evangelizar, criar igrejas nesse local.

De acordo com o dicionário, missionário é aquele que tem uma missão para cumprir. E isso, todos nós temos!

No que diz respeito ao Cristianismo, Deus nos capacita com dons, frutos do espírito, para realizar um propósito dEle, de modo certeiro, independente da nossa vontade.

A história de Jonas, contada em quatro capítulos na Bíblia, é um exemplo prático disso. Se Deus tem um propósito e você faz parte dele, não adianta querer fugir. Deus faz com que você cumpra com a vontade dEle e ponto final.

Aqueles que realmente se dispõem e vão para um local totalmente diferente no aspecto cultural, social, educacional e permitem que Deus os use sem restrições, por amor a Ele e ao evangelho, tem minha total admiração, apoio e respeito.

Trata-se de um desafio imenso, no qual temos, em muitas vezes, de lidar com o desprezo, a intolerância de pessoas que não compreendem o que é o temor a Deus e, por isso, julgam nossos atos como bem entende, sem o mínimo de interesse de saber a verdade que está por trás do plano de Deus.

É por esta razão que hoje, no Brasil, não encontramos tantos exemplos de Paulos, que se dedicam até o fim, por amor a Cristo e à Palavra de Deus.

Se pegarmos o Apóstolo Paulo como referência - e ele é a maior, dentre os humanos, no campo missionário - veremos o quanto ele se doou, dedicou e teve coragem para pregar o evangelho aos gentios em meio a prisões, apedrejamentos, torturas até morrer decapitado. Mesmo em um cenário totalmente oposto, ele se mostrava alegre, confiante e esperançoso no Senhor.

O mais importante e valioso para um missionário, antes de cumprir com o propósito de Deus, é ter a humildade de se preparar e buscar conhecimento sobre o que ele ainda não sabe, se escudar espiritualmente para não sofrer com as dificuldades e os obstáculos que aparecerem pela frente e estabelecer uma estratégia, sob a orientação que é dada por Deus e pelo seu pastor, seu líder local.

Independente de qual seja sua missão (ensinar, curar, evangelizar, criar e firmar novas igrejas), é fundamental que você conte com o amparo, o apoio de uma liderança que possa te orientar e ajudar em momentos mais difíceis e complicados.

Jesus é o melhor exemplo de missionário existente em todo mundo. E mesmo Ele, na condição de Deus - que o é - teve de passar por todas essas etapas de preparação antes de cumprir com a sua missão.

Repare: quando a mulher sírio-fenícia pediu a Jesus para que Ele expulsasse um demônio de sua filha, Ele respondeu da seguinte forma: "Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos" (Marcos 7:27). Jesus, aqui, não mostrou desprezo à mulher e nem à situação vivida pela filha dela. Tanto que, na sequência, Jesus curou a jovem, graças à fé demonstrada pela mãe, ao rebater e dizer que até os cachorros comem das migalhas debaixo da mesa. Jesus teve compaixão e misericórdia dela.

Jesus, neste caso, mostrou ter foco, um objetivo que deveria ser tratado como prioridade: alimentar o povo de Israel, a nação escolhida por Deus, com informações sobre o Reino dos Céus e esclarecimentos acerca da Palavra.

Ele orava sempre e recebia novas instruções do Todo Poderoso.

Jesus também recebia uma proteção espiritual. A prova disso está em Lucas 22:43, momento em que Jesus ora no Getsêmani e um anjo aparece para o fortalecer.

Outra coisa: note que Jesus centralizou suas ações em Israel. E isso também tem um porquê: é preciso ter estratégia. Se Jesus fosse a outras nações ao mesmo tempo, a rejeição que Ele enfrentaria seria ainda maior e complicada de ser administrada, uma vez que o ataque poderia vir de qualquer lado, a qualquer hora e, assim, a realização do propósito estaria totalmente ameaçada.

Portanto, para você que é missionãrio ou pretende ser, identifique o seu Israel. Não importa se ele é a sua casa, o seu bairro, o seu trabalho ou a Alemanha, o Zimbábue! Ore! Peça a direção de Deus, conte com o apoio e a benção da sua liderança terrena e tenha a Bíblia como sua espada e escudo, assim como a fé, diante das adversidades.

Haverá dificuldade? Demais! Mas, se Deus está contigo, não há o que temer. Vista-se com a armadura de Deus (Efésios 6:10-19) e tenha coragem, pois, o nosso General é Cristo, que venceu as aflições do mundo!

Comentários

Postar um comentário