A arca e o dilúvio: prévia do fim dos tempos





Se analisarmos os 66 livros que compõem a Bíblia (39 do Velho Testamento e 27 do Novo Testamento), notaremos que existe uma grande harmonia entre eles, que aponta para a vinda, a permanência e a volta de Cristo, que, no final, vence as trevas, o Anticristo, a Besta e Satanás.

A história de Noé, retratada no livro de Gênesis, entre os capítulos 6 e 9, não é diferente disto.

Vamos aos fatos?

"Ó Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: 'Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais, grandes e pequenos, e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito'" (Gênesis 6:5‭-‬7).

Com Noé, porém, Deus teve misericórdia: "[...] Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus" (Gênesis 6:9).

Neste trecho podemos observar dois pontos: a demonstração da ira de Deus, em razão do pecado e sua justiça ao ver que nem todos se corromperam. 

Situação esta que me faz lembrar, por exemplo, da intercessão de Abraão por Sodoma, destacada em Gênesis 18:16-33, em que o Pai da Fé questiona a Deus, e por várias vezes, se a cidade seria destruída, mesmo com a presença de justos no local. Como resposta, o Senhor dizia que, por amor ao justo, a cidade não seria destruída.

Abraão intercedeu, pois seu sobrinho, Ló, morava em Sodoma naqueles dias, com sua família e seus rebanhos. A cidade foi destruída, mas Ló e seus rebanhos foram poupados, pois foram abrigados em um outro lugar. A única que morreu foi a esposa dele, mas por um ato de desobediência a Deus, ao olhar para trás e se tornar uma estátua de sal (Gênesis 19:26).

A perversidade cotada pelo próprio Deus, em Gênesis 6, condiz com o que conhecemos por Apostasia, que significa o se afastar das coisas de Deus, para fazer prevalecer a vontade da carne. Sodoma só foi destruída pela imoralidade sexual ali praticada pelos seus habitantes, com exceção de Ló e seus familiares.

Noé, então, foi encarregado de construir uma arca, toda ela projetada pelo Senhor, para abrigar sua família e espécies de animais.

"Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos". 

"Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos". 

"E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”.  Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado" (Gênesis 6:17‭-‬22).

"Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz" (Gênesis 7:4).

Repare que Deus avisou Noé que haveria o dilúvio e deu tempo, orientações de como proceder, para se manter durante esse período de 40 dias e 40 noites.

Se virarmos as páginas e ler com atenção o que está escrito na Bíblia, encontraremos exemplos semelhantes. Moisés, por exemplo, ficou 40 dias e 40 noites no Monte Sinai, recebendo as instruções de Deus acerca dos 10 Mandamentos (Êxodo 24:18).

Outro: Jesus ficou no deserto por 40 dias e 40 noites, em jejum, tentado por Satanás, antes de iniciar seu ministério (Mateus 4:1-11).

"E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites" (Gênesis 7:12).

"As águas subiram até quase sete metros acima das montanhas" (Gênesis 7:20).

"Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca" (Gênesis 7:23).

Ocorre o período de deserto, em que a verdadeira fé é efetivamente testada, por 40 dias e noites.

É o momento, também, da ceifa do Senhor, em que aqueles que creem nEle são preservados na arca e os que o negaram são consumidos pelas águas.

"Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles, e com todos os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra. Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto , queimando-os sobre o altar". 

"O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: 'Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez'" (Gênesis 8:18‭-‬21).

"Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: 'Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra. Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra'".

"E Deus prosseguiu: 'Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies'".

"'Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida . Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”. Concluindo, disse Deus a Noé: 'Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra'" (Gênesis 9:8‭-‬17).

Noé e os que estavam com ele na arca, desfrutam da Nova Jerusalém, tendo Deus como o grande provedor e administrador.

A aliança representa a conclusão da Promessa de Deus, que é constituída por amor, fidelidade e verdade, ao longo da eternidade, de modo que somente aqueles que O ama, obedece e segue poderão desfrutar, sem que haja morte, sofrimento e dor.

Jesus te abençoe!

Comentários