Antes, mesmo, de iniciar este texto, gostaria de interrogar o nobre leitor: Qual é o seu conceito de ambição?
No dicionário há duas formas de apresentação.
Na primeira, e a mais perigosa delas, ambição tem haver com um "forte desejo de poder e riquezas".
Já a segunda versão, fala da ansiedade de alcançarmos um objetivo e ter sucesso nele.
A Palavra de Deus, por sua vez, emite dois importantes alertas sobre o tema:
1) "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos" (Filipenses 2:3).
2) "O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios" (Provérbios 10:3).
Feita essa introdução, vamos ao assunto em si.
Com base no que é dito na Palavra, aquele que segue a Cristo deve passar longe do primeiro exemplo dado pelo dicionário, que trata a ambição como um forte desejo de poder e riqueza, que, na maioria das vezes, tem relação direta com o egoísmo e a vaidade.
Agora, no que se refere ao segundo caso, de termos ansiedade de realizar um objetivo e ter sucesso nele, não há problema, mas desde que haja um limite.
O primeiro ponto ao qual precisamos ficar bem atentos é a ansiedade. Você desejar, querer muito uma coisa pode passar a ser um grande problema, a partir do momento em que você fica hipnotizado, escravo daquela ideia e nada mais o atrai.
A nossa responsabilidade e o nosso compromisso com Deus não é a de ser um Pastor, um líder de ministério ou alguém influente na igreja. Se esta for a vontade dEle, nós chegaremos a essa condição e posição pelas mãos dEle e não por nossa própria força e no tempo em que Ele julgar correto. Simples assim!
Temos, então, de ter ambição?
Temos, sim, mas com um propósito que agrade o coração de Deus e seja voltado às pessoas, à sua comunidade, ao seu país e não ao seu próprio interesse, para ter luxos, riquezas.
Tudo o que fizermos e idealizamos com a finalidade de que o nome de Jesus seja exaltado e tratado como prioridade absoluta dará certo, uma vez que estaremos em obediência aos dois principais mandamentos:
"Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (Marcos 12:30-31).
Ou seja: Ao se dedicar e querer algo, busque primeiramente aquilo que é do agrado de Deus. Ore, jejue pela causa. E tenha a certeza que você fará algo que também será útil e benéfico aos demais, pois não há egoísmo e vaidade em Deus!
Que o Senhor o abençoe!
Comentários
Postar um comentário