Ame o seu inimigo

 


"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos" (Mateus 5:43‭-‬45).

Esta, talvez, seja uma das mais difíceis missões dadas por Jesus ao homem.

Amar aqueles que nos ama é algo natural e, de certa forma, até espontâneo. Mas, amar o nosso inimigo, aquele que, definitivamente, nos odeia e não faz a mínima questão da nossa presença, é muito complicado.

Davi, por exemplo, teve de experimentar desta situação em duas oportunidades nada agradáveis. 

A primeira delas, diante do Rei Saul, que queria matar o jovem pastor, ao saber que ele seria o novo rei de Israel. Deus, no entanto, não permitiu, protegeu Davi das investidas do inimigo e fez com que ele tivesse a chance de dar fim à vida de Saul. Isso só não foi consumado, por Davi considerar Saul como o seu senhor e ungido de Deus. Leia de 1Samuel 19 a 24.

A segunda e, certamente, mais difícil de todas, foi quando seu filho, Absalão, conspirou contra ele e tentou ser o novo rei de Israel. Davi, por várias vezes, fugiu do embate com o próprio filho, para não ter de matá-lo e ficar com essa marca de sangue eterna em sua vida. Leia de 2Samuel 15 a 19.

Os interesses mundanos, como o desejo de acumular riquezas e ter poder provocam a existência de uma linha muito tênue que separa o amor do ódio, como podemos perceber nos exemplos citados acima.

Mas, e quando você é odiado simplesmente por ser, sem que haja um motivo específico para isso?

Quando Jesus esteve diante de Pilatos e este consultou o povo sobre o que fazer com Ele, a esmagadora maioria pediu pela crucificação dEle e pela liberdade de Barrabás, um criminoso.

Jesus não fez mal algum àquela gente. Pelo contrário! Quem o procurou antes disso, foi curado, perdoado.

Mesmo assim, Jesus foi açoitado, levou chutes, socos, cusparadas. Foi humilhado publicamente, teve de carregar a própria cruz e ouvir ironias, desrespeitos.

Nessas horas, há sempre aquele que levanta a mão e pede a vez para falar sem saber exatamente o que e cita pérolas do tipo: Ele morreu somente pelos salvos!

Mentira!

Jesus morreu, também, por aqueles que mostraram desprezo por Ele, que o maltratou, feriu e o julgou, condenou à morte de cruz.

Há quem diga que isso só aconteceu para o cumprimento das Escrituras.

Pode até ser!

Entretanto, ninguém foi ou é robotizado ao ponto de receber uma ordem e realizar somente ela, até que venha a próxima.

Existe o livre arbítrio!

A salvação é dada ao que crê nEle e confessa os seus próprios pecados.

Não se trata de merecimento!

Fosse assim, estaríamos todos mortos, condenados, assim como Ele foi!

Enfim, não há mais como duvidar ou por em xeque a questão de que Jesus é vida, perdão e amor.

Ele é tudo isso!

Até pelos injustos!

Só nos resta, agora, seguir o exemplo dEle e amar quem nos odeia e persegue!

É difícil?

Demais!

Porém, se Ele fez isso por nós, devemos fazer por Ele!

Comentários

  1. Bom dia! A paz do Senhor meu irmão, Amém! Que Deus possa continuar abençoando você e sua família, seus planos e objetivos. Grande abraço, Marcelo Souza

    ResponderExcluir

Postar um comentário