Está escrito em Provérbios 19:21 - "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor"(Provérbios 19:21).
O coração do homem é corrupto e se deixa levar, em muitas das vezes, pelas paixões, riquezas e ostentações que o mundo oferece!
Deus, ao contrário disto, tem um plano perfeito para tudo. Ele não falha, pois, nEle há verdadeiro amor, há propósito, um objetivo a ser alcançado.
O maior exemplo disso foi o propósito acerca da salvação do homem.
Jesus teve de se esvaziar da condição de Deus, Todo Poderoso, para vir ao mundo como homem, de carne e osso, sujeito a dores, sofrimentos e toda sorte de problemas, para que Ele enfrentasse tudo o que vivemos, sem pecado, e nos salvasse da condenação e morte eterna no inferno.
Perceba, nobre e amado leitor, que, para esta missão, Deus não poderia mandar um qualquer. Tinha de ser alguém perfeito, sem máculas, que tivesse realmente propósito, compromisso e não colocasse em risco a criação que mais alegra o coração de Deus: o homem!
Exatamente por isso, o próprio Deus é quem veio resolver tudo e acabar com a festa de Satanás.
O homem, por si só, não se compromete, não se arrisca em um relacionamento sério com Deus. Jonas é um exemplo nítido disso. O homem é falho, pecador, olha por seus próprios interesses e dá as costas para o que Deus quer.
É por essa falta de propósito, por exemplo, que o povo de Israel demorou 40 anos para atravessar um deserto, após ficar livre da escravidão no Egito, que, em situação normal, demoraria algo próximo de uns 40 dias a pé.
Entenda, aqui, falta de propósito, como desobediência, ok?
O importante, de fato, é notarmos e compreendermos é que o Jonas e o povo de Israel citados, sem compromisso, desobediente à vontade de Deus, hoje, somos nós.
Para que algo seja feito pelo homem e tudo saia perfeito, a única forma é se essa pessoa estiver debaixo da proteção e orientação dEle e o propósito for dEle, pois sempre que o propósito é de Deus ele é realizado até o fim e sem falhas, independente do homem!
É exatamente por essa inconstância que há no relacionamento do homem com Deus que o Rei Salomão orienta em Eclesiastes 5:4 - "Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto" (Eclesiastes 5:4).
Tradução: realizar um voto, prometer algo a Deus, é algo muito sério. O melhor é que não faça isso. Mas, se fizer, cumpra logo com o que prometeu. Não demore! Pois o não cumprimento disso pode lhe ser cobrado, para sua própria vergonha.
O ideal, portanto - se é que o podemos definir - é o de buscarmos Deus em oração, saber o que Ele deseja e espera de nós, qual o propósito dEle para nós e, durante essa caminhada, pedir para que Ele o capacite, proteja e ajude no que for necessário.
Deus é amor, mas não podemos brincar com os propósitos e a vontade dEle.
Nossa verdadeira e real missão é a de obedecer a Ele, pois, como está escrito "dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém" (Romanos 11:36).
Para encerrar: Não se preocupe em apresentar um projeto maravilhoso a Deus se você não tiver como ao menos iniciar essa ideia.
Deus também está nas coisas simples.
Invista naquilo que você tem facilidade, tem o dom, prazer de fazer.
Entenda que Ele não deixará de te amar ou o amará mais pela sua ideia, mas pelo simples fato de você querer se relacionar com Ele, de o buscar, saber o que Ele deseja e pensa disso tudo.
Quando Tiago fala que "assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta" (Tiago 2:26) ele nos alerta justamente sobre o como nós somos e agimos sem a presença de Deus!
Portanto, invista na sua relação com Deus! Logo entenderá que o propósito, na verdade, é um elo, uma aliança que fazemos com Ele - e que Ele nos permite fazer - por amor e confiança um no outro.
Que Jesus o abençoe!
Comentários
Postar um comentário