Sabemos que "a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem" (Hebreus 11:1); e que "todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1João 5:4).
Porém, a pergunta que muitos fazem é a seguinte: Quanto tempo devemos esperar para obter essa esperada vitória?
Abraão teve de esperar dos 75 anos aos 100, para ver Deus cumprir a promessa de o tornar o Pai de muitas nações, com Sarah, sua mulher, que era estéril e, à época, estava com 90 anos.
Isaque, o herdeiro de Abraão, orou por 20 anos, dos 40 aos 60, para que Rebeca, sua esposa, desse à luz aos gêmeos Esaú e Jacó.
Jacó teve de trabalhar por 14 anos a Labão, para se casar com Raquel, a mulher que tanto amava e deu à luz a José e Benjamim, dois dos 12 representantes das tribos de Israel, eternizadas na terra que foi prometida pelo Senhor a Abraão!
A verdade é que não há um dia ou uma hora exata e determinada para Deus responder as nossas orações e os nossos desejos, uma vez que o critério dEle é muito diferente do que o homem possa vir a compreender.
Se analisarmos o patriarcado de Abraão, Isaque e Jacó veremos que ele é consumado a partir de três mulheres que eram inférteis: Sarah, Rebeca e Raquel.
Essa infertilidade provém do pecado, existente desde o tempo de Adão e Eva, que, neste caso, é perdoado pela aliança que Deus faz com Abraão e, principalmente, pela fidelidade demonstrada pelos patriarcas, que obedecem ao nosso Senhor e se colocam na condição de extrema dependência dEle.
Além do homem ter essa disposição para viver e manter um relacionamento sincero e verdadeiro com Deus, é necessário compreender que, há certas coisas, que Deus só nos permitirá ter, viver ou fazer quando alcançarmos um grau elevado de maturidade.
A caminhada rumo à maturidade, nem sempre é fácil. Em muitas das vezes, somos convidados a reconhecer o quanto somos orgulhosos, prepotentes, donos da razão; a sepultar nossas vaidades e, por isso, somos despedaçados e reconstruídos pelas mãos do hábil oleiro, até que Ele nos deixe parecidos com Cristo Jesus.
Durante esse período de reconstrução e aprimoramento, enfrentamos alguns desertos e somos provados, experimentados em todos os tipos de situação, para que tenhamos a real noção da nossa pequenês, do quanto somos pecadores, falhos e do quanto, efetivamente, precisamos de Deus para tudo!
Abraão, Isaque e Jacó venceram todas essas etapas.
Em muitos dos versículos da Bíblia podemos encontrar a seguinte definição: o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Por mais que Deus seja amor - e Ele é -, Ele não permitiria que alguém fosse apresentado desta forma, sem passar por todas as etapas, e ser aprovado.
Portanto, nobre e amado leitor, não tenha pressa!
Deus é quem sabe o tempo exato e correto para todas as coisas!
Deixe Deus agir em você, de modo que possa cumprir com o que é determinado e seja fiel a Ele; totalmente dependente e disposto a se relacionar com Ele em todos os dias de sua vida.
O resultado disso?
Além de obter as respostas para o que pede e precisa, você conquista um fiel e leal amigo, para conviver ao longo da eternidade!
Amém!
Comentários
Postar um comentário