Seja servo

 


"Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.'O que você quer?', perguntou ele. Ela respondeu: 'Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda'.

"Disse-lhes Jesus: 'Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?' 'Podemos', responderam eles. Jesus lhes disse: 'Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai'. 

"Quando os outros dez ouviram isso, ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus os chamou e disse: 'Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês".

"Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos'" (Mateus 20:20‭-‬28).

Sempre que o reinado de Jesus era o assunto em discussão, muitos não compreendiam o seu verdadeiro significado. Havia sempre aquele que acreditava que Jesus fosse impor sua autoridade a todo custo e dar uma lição aos dominadores e autoritários de plantão.

Mas o nosso Deus não age por impulso, e sim por amor, com autoridade, mas de acordo com os princípios de Deus, sem se vangloriar em nada.

A humildade de Jesus é tanta que Ele veio ao mundo como Deus em corpo de homem e, em momento algum fez uso dessa condição para se livrar das tribulações e das dificuldades que vivenciamos.

A beleza do nosso Deus e o exemplo dado por Ele nos bastam para entender que o poder e a autoridade não andam de mãos dadas com a arrogância e a prepotência, mas com a simplicidade, a verdade e a pureza, a mansidão.

E outra: Se Jesus se humilhou por nós e enfrentou todas as coisas por nós, nós devemos demonstrar a mesma disposição por Ele, como forma de retribuição a tudo o que Ele fez para nos salvar e ter ao lado dEle, sem pecado, glorificados, sem choro e ranger de dentes.

Temos de tomar do cálice que Ele tomou por nós a preço de sangue e morte de cruz!

E mais: grandeza, pra Deus, não é medida por prestígio, aquisições ou saldo positivo na conta bancária, mas pela servidão, ao se anular às próprias vontades e fazer algo que seja benéfico e ajude ao próximo, sem pensar em receber alguma recompensa por isso.

O que fazemos com a intensão de nos mostrar, recebemos a recompensa através de um elogio, de aplausos e isso é muito vago. Pode parecer importante, mas logo cai no esquecimento, dada a rotatividade com que os fatos acontecem.

A recompensa que vale, no entanto, é a que recebemos de Deus, que nos acompanha em tudo e nada se esquece. Os tesouros do céu, por isso, são indiscutivelmente mais valiosos que qualquer fortuna ou luxo, posição conquistada aqui.

Que o nosso Senhor te abençoe e permita realizar o que for do agrado dEle, para que a riqueza da qual você possa vir a desfrutar seja aquela que a traça não destroi, ladrão não rouba e nem enferruja.

E que você, assim como eu, possa beber do cálice dEle e se portar com a mesma humildade, mansidão  e amabilidade, ao nos humilhar e rejeitar os desejos da carne, para fortalecer o espírito e viver em plena santidade com Ele!

Amém!

Comentários