Você costuma fazer como Daniel?

 


"Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, cujas janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus" (Daniel 6:10).

A oração, para Daniel, era algo natural, como o acordar, abrir os olhos e levantar da cama. Ele tinha verdadeiro prazer em orar três vezes ao dia. Tinha real necessidade e interesse nisso!

E olha que Daniel era um homem muito ocupado, com responsabilidades e afazeres diversos. Mas nunca falhou! Sempre ia à janela do seu  quarto, voltadas à Jerusalém e, de joelhos, dedicava seu tempo, entregava seus anseios, seus medos, suas dúvidas ao Deus de Israel que tanto amava.

Sua fidelidade e entrega era tão evidente, tão autêntica, que, certa vez, o próprio Deus apareceu para ele. Foi no terceiro ano de Ciro, Rei da Persia, quando Daniel recebeu uma visão de que haveria uma grande guerra.

"Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas". 

"No vigésimo quarto dia do primeiro mês, estava eu em pé junto à margem de um grande rio, o Tigre. Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura. Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão". 

"Somente eu, Daniel, tive a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas foram tomados de tanto pavor que fugiram e se esconderam. Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci. Então eu o ouvi falando e, ao ouvi-lo, caí prostrado com o rosto em terra, e perdi os sentidos".

"Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: 'Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou falar; levante-se, pois eu fui enviado a você'. 

"Quando ele me disse isso, pus-me em pé, tremendo. E ele prosseguiu: 'Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas'". 

"'Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia'" (Daniel 10:2‭-‬13).

Para você que é ansioso por uma resposta de oração, fica a dica: há situações em que ela demora, mesmo, por algum impedimento, que também pode ser compreendido por guerra espiritual.

O "príncipe supremo" ao qual Jesus fez referência é o arcanjo Miguel, o líder dos anjos de guerra no Reino de Deus.

A resposta veio apenas depois da grande vitória nos céus. E Daniel só a recebeu pela sua fidelidade, dedicação e amor a Deus.

Daniel é um dos exemplos que devemos seguir: Ele orava três vezes ao dia, jejuava, meditava na Palavra. Esse é o mais simples, o "beabá do cristão" para se relacionar verdadeiramente com Jesus, o nosso Deus!

Não se iluda ao ponto de acreditar que você terá alguma resposta de Deus só no reclamar com Ele sobre as dificuldades que enfrenta ao longo do dia e, depois de passar o relatório de angústias, virar as costas pra Ele e apreciar somente o que o mundo oferece!

Eu te prometo: Ele não vai te responder!

Deus não quer alguém que o procure só quando convém, por alguma dificuldade, doença, desemprego. Ele quer alguém que se relacione com Ele, que o busque de coração e procure saber mais dEle, ter intimidade com Ele, de modo que Ele seja parte fundamental do seu dia, desde o acordar, até o deitar para dormir.

Deus não é o anjo da lâmpada, um cartomante, pra te falar mentiras e anunciar falsas promessas. Ele é o Todo Poderoso, o que tudo sabe, tudo faz, vê e ouve. Ele pode resolver nossas angústias, nossos medos, nossos problemas?

Claro que pode!

Ele é o único capaz e com autoridade para isso!

Mas temos de estar em comunhão com Ele, e não por interesse. Temos de o buscar, mostrar que Ele é importante e fundamental para nós.

Deus não precisa da nossa misericórdia e compaixão!

Os miseráveis somos nós, não Ele!

Que o nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo, o abençoe neste dia e que você, que lê este texto, possa ser edificado ao ponto de manter ou iniciar um relacionamento verdadeiro, puro e sincero com Ele, que tanto nos protege e ama, pela graça!

"Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo" (Filipenses 1:9‭-‬10).

Amém!

Comentários

Postar um comentário