Dá-me apenas o alimento necessário, Senhor!

 


"Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário.  Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus" (Provérbios 30:7‭-‬9).

Quem simplesmente lê o versículo acima, que corresponde a um trecho da oração de Agur, citada no livro de Provérbios, pode pensar em algo simplório, que beira a humildade, no aspecto de não fazer questão de ter ou conquistar muitas coisas. Porém, não é bem este o sentido!

Quando ele pede que seja dado "apenas" o alimento necessário, é por reconhecer a dependência de Deus e desejar saber, por intermédio do próprio Deus, tudo o que Ele tem planejado e espera de Agur. A preocupação em si é a de agradar o nosso Deus e a de não falhar, não tropeçar na caminhada com Jesus.

O medo de desagradar a Deus é tamanho, que ele enxerga as chances de erro tanto na riqueza quanto na pobreza, de modo a negar e se afastar do Todo Poderoso, em razão do pecado de o negar ou de agir como um ladrão.

Note, o nobre leitor, que esta oração é mais que coerente e possui todo um enredo por trás. Logo no primeiro momento, ele pede para ser livre da mentira e da falsidade e, em seguida, ele contextualiza ao Senhor de que modo esses males poderiam agir para que ele, Agur, se desviasse do verdadeiro caminho.

Já ao encerrar a oração, Agur deixa clara a necessidade de se relacionar com Deus, de o ter por perto, ao teatá-lo por "meu Deus".

Ou seja: se pararmos para analisar friamente, a oração em questão é curta, direta e objetiva, sem delongas, mas do agrado de Deus, uma vez que há sinceridade e verdade.

Para nos relacionar com Deus, não precisamos ficar horas e mais horas orando, como se fosse uma ladainha.

O interessante é que façamos, ao longo do dia, orações curtas e diretas, mostrando a Deus o que você enfrenta, o que você deseja e quer. Fica algo muito mais íntimo, constante.

Não há razão para marcarmos um horário para falar com Deus. Ele não é o gerente de uma multinacional, Ele é Jesus, o nosso Salvador! Ele está disponível em todos os lugares, horários, dias. Basta orar.

Jesus é o nosso melhor e maior amigo, aquele que tudo faz por nós, mesmo quando não merecemos.

Faça como Agur e abra o seu coração com o Senhor; exponha suas fraquezas e medos, mas o exalte como seu!

Deus é meu!

Ele é seu também!

Basta o buscar para ter certeza!

Comentários