Não seja hipócrita!

 


"A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 'Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano'". 

"'O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'".  

"Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'. 

"Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" (Lucas 18:9‭-‬14).

Um dos principais cuidados que devemos ter na condição de cristãos é com os nossos pensamentos, o que falamos e com o nosso senso de justiça.

Como está escrito em Mateus 23:11, "o maior entre vocês deverá ser o servo". Ou seja: não estamos aqui para agir com arrogância, prepotência, para que os outros nos sirvam e façam tudo por nós. Nossa total dependência é para com Deus, não com o homem.

Portanto, no que tange à justiça, a que prevalece é a do Senhor, estampada na Bíblia e divulgada em todos os cantos e às Nações. É nela que devemos nos basear ao tomar toda e qualquer atitude.

Quanto ao que pensamos, temos de estar sempre vigilantes. No filme Martinho Lutero, que podemos acompanhar na íntegra pelo Youtube, há cenas em que o protagonista aparece em locais isolados na igreja, para orar e expulsar demônios que o fazia ter maus pensamentos.

Se você é, por natureza, um intercessor, o modelo mostrado por Lutero é mais que conveniente e pertinente, mas, se não tem essa aptidão, peça apenas em oração para que o Senhor purifique os seus pensamentos e Ele o fará e cuidará da situação por você!

Sobre o cuidado com o que falamos, é um dos exercícios mais difíceis e necessários que devemos praticar, e diariamente, em todo tempo. Pois, como está escrito em Provérbios 18:21, "a língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto".

Para ser mais específico: se você falar, profetizar vida, você atrairá vida para você e aos que estão com você. Porém, se falar e profetizar morte, terá trevas, sofrimentos e morte em seus dias.

Esta morte da qual falo não é necessariamente aquela em que os nossos órgãos não funcionam mais, mas de enterrar sonhos, propósitos e esperanças.

Não podemos permitir que o agir de Deus seja interrompido em nossos dias, de forma a permitir que Satanás triunfe contra a gente.

Jesus venceu Satanás, o Anticristo, a Besta e o inferno. Sabemos qual é o lado da verdade, o da vitória, o da justiça. Se Deus fez o mais difícil por nós, não é coerente e nem inteligente da nossa parte anular o sacrifício da cruz, que nos garantiu a liberdade e a vida.

Por isso, pense bem ao anunciar o inferno na sua vida, as tragédias e a morte.

Não seja hipócrita, ao ponto de se achar superior aos outros.

Transmita vida e esperança, mesmo que o momento seja adverso.

Jesus veio ao mundo como homem, viveu todas as dificuldades que, hoje, reclamamos e lamentamos. E as venceu!

Lembra: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,  mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).

Jesus o abençoe!

Comentários