Seja na água ou no fogo, o Senhor é por nós!

 


"Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas" (Isaías 43:2).

Não há como ler esta passagem e não lembrar de Daniel 3, em que Mesaque, Sadraque e Abede-Nego foram lançados à fornalha ardente, sete vezes mais forte que o habitual, por não terem reverenciado a imagem de ouro de Nabucodonosor; assim como das vezes em que o povo de Israel atravessou o mar Vermelho, com Moisés (Êxodo 14), e o rio Jordão, com Josué (Josué 3).

São fatos que deixam evidente o agir de Deus e, ao mesmo tempo, o domínio dEle em relação a tudo o que tem vida, em benefício da humanidade, sua mais bela criação.

No episódio da fornalha ardente, outro fato que chama muito a atenção e nos trás a reflexão, é a fé demonstrada pelos amigos de Daniel.

"Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: — Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou" (Daniel 3:16‭-‬18).

Uma postura de força e coragem, que, certamente agradou ao Senhor, que entrou com eles na fornalha e não os deixou ficar sequer com cheiro de fumaça.

Quando na travessia do mar Vermelho e do rio Jordão, Moisés e Josué, em meio ao medo do povo, pediu calma e confiança em Deus, que tivessem fé no poderio e agir dEle.

E foi Deus de Abraão, Isaque e Jacó que os fez passar pelo mar e pelo rio a seco, de modo a ficarem livres da perseguição do exército egípcio e a dar início à conquista da terra prometida, respectivamente.

A nossa fé é testada a todo o momento, em diversas situações.

Como crentes na Palavra de Deus, devemos exercitar a nossa fé a todo instante, em todas as áreas da nossa vida.

Temos de confiar, verdadeiramente, que Deus é por nós, ainda que enfrentemos problemas, situações difíceis, tribulações.

Jesus, quando veio ao mundo como homem, enfrentou todas as dificuldades e dores por nós.

Há um caminho florido, com céu azul e tranquilidade, sem muito vento, mas com temperatura agradável?

Sim, há!

Mas isso não acontece todos os dias.

Ao menos, não neste mundo em que jaz o Maligno.

Desta forna, meu querido e nobre leitor: siga em frente e fique firme, com a certeza que o nosso Redentor nos livrará de todos os males que há neste mundo e que um dia estaremos com Ele, para desfrutar de uma vida que podemos iniciar, mas não dar continuidade aqui.

A Nova Jerusalém, assim como a companhia de Deus e a de Jesus é infinitamente melhor do que tudo o que podemos encontrar, ter e viver por aqui!

Não se prenda a coisas materiais, cargos, status, riquezas.

Viva segundo a vontade de Deus, e com fé!

Isso te basta!

Comentários