Graça: tudo o que mais preciso e não mereço

 



"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença". 

"Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado". 

"Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos". 

"Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória". 

"Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencemos a Deus, para o louvor da sua glória" (Efésios 1:3‭-‬14).

Ser cristão, caminhar com Jesus não significa ficar isento de problemas ou sofrimentos, mas que Ele está e estará sempre do nosso lado, para orientar, cuidar, amar.

Nossa mente é limitada e, em muitas das vezes, não compreende totalmente o que é o agir de Deus em nossas vidas.

Normalmente, é justamente nos momentos em que estamos mais debilitados, precisando de ajuda, que Ele intervém ao nosso favor, seja com a provisão, a cura, a libertação, o consolo.

Somos pecadores, estamos sujeitos ao erro a cada instante. Se não é pelo agir de Deus e de seu Espírito Santo em nossos dias, nada realizamos de bom. O homem sempre foi inclinado à maldade que habita neste mundo. Por isso ele é corrompido e lutamos sempre contra o pecado.

O que nos salva é a graça, aquilo que tanto precisamos e nada fazemos para merecer. 

É pela graça, o amor de Deus por nós, que somos salvos e temos o direito assegurado de viver e estar com Ele em todos os dias e situações que enfrentamos.

Às vezes nos entregamos, pensamos que o problema, o sofrimento que encaramos é superior aos dos demais e fechamos os olhos para a realidade de que vivemos por e para Cristo, que nos incentiva a valorizar o próximo mais que a nós mesmos.

Não que deixemos de nos amar por isso, mas, passamos a compreender que a dor, a necessidade que eu sinto e tenho, na verdade, será útil para o agir de Deus, com a nossa participação, e outras vidas sejam alcançadas, impactadas, saibam como vencer o que as atormenta.

Isto não é auto-ajuda ou um mero e simples discurso apaziguador, mas a verdade anunciada pelo Reino de Deus, que transborda em vida, amor e praticidade, ainda que muitos não entendam por estarem com seus ouvidos tampados e os olhos vendados.

A graça de Deus é o que efetivamente destampa nossos ouvidos e desvenda os nossos olhos, de modo que prestemos atenção somente para o que Cristo nos ensina e permite conhecer neste plano, para que a glória dEle seja sempre exaltada nos quatro cantos do mundo.

Estamos neste mundo, não para apenas sermos preparados para a verdade da qual vamos desfrutar na eternidade, mas para ajudar outras pessoas que se espelham naquilo que fazemos: nos arrependemos dos pecados cometidos e confessamos Cristo Jesus como único Deus e Salvador.

Quanto mais seguidores Cristo tiver, mais vazio o inferno ficará.

Esse é o plano!

Igual ou melhor que a graça de Deus é o permitir da nossa santificação e nos alimentar do que a vieira verdadeira nos oferece gratuitamente, para que possamos frutificar e levar o Evangelho ao conhecimento de todos.

Para isso, temos de estar livres de toda culpa e espécie de pecado. Com isso, o perdão e o abandono de vícios, comportamentos mundanos são essenciais.

Deus nos quer por inteiro, apenas para Ele, e não uma parte daquilo que somos.

Portanto, não se alimente de ressentimentos, mágoas, angústias, indiferenças, desprezo, intolerância e falta de amor, que só te deixa com uma revolta destrutiva.

Alimente-se da Palavra de Deus, dos frutos do espírito. Estes, sim, são os alimentos que edificam, te dão esperança e permitem uma vida saudável junto ao nosso Deus!

Que Ele o abençoe neste dia!

Comentários