Dias destes, assisti uma live na qual era citada uma possível quebra na relação existente entre Deus e o povo de Israel, a partir do momento em que nós, gentios, tivemos acesso à Promessa, por intermédio da graça e da fé em Jesus Cristo.
Para esclarecer a questão, vamos, primeiramente à carta de Paulo aos Efésios, na qual ele realiza uma apresentação dos gentios.
"Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que, naquela época, vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo" (Efésios 2:11-12).
A separação a qual Paulo se refere, de fato existia. O gentio não vivia debaixo da Aliança Abraaâmica, logo, era incircunciso, não-judeu e tratado por estrangeiro.
É verdade que, quando Jesus veio ao mundo, Ele salvou toda a humanidade dos pecados e garantiu a salvação, por intermédio da graça, o favor imerecido que muito precisamos.
Porém, na passagem referente à mulher siro-fenícia com a filha endemoniada (Marcos 7:24-30), Jesus deixa a entender que Ele primeiro divulgaria o Evangelho ao povo judeu, para depois o anunciar pelo mundo. E mais: que essa postura não era definitiva, uma vez que Ele teve misericórdia com a mulher e curou a filha dela.
Nós temos um Deus misericordioso, que não desiste de nós, ainda que comentamos alguma falha. Se insistirmos com Ele e, no caso de pecarmos, demonstrarmos arrependimento verdadeiro, Ele nos perdoa, disciplina, ama e nos resgata pra Ele.
"Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade" (vs. 13-16).
Todo aquele que crê em Jesus como nosso Deus e Salvador e o confessa publicamente; admite os pecados que cometeu, tem uma vida de oração e meditação na Palavra, tem o Espírito Santo, independente de ser judeu, brasileiro, japonês ou alemão. É um único Espírito de um só Deus!
"Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito" (vs. 17-18).
"Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor" (Efésios 2:19-21).
Note: ser concidadão é ter a mesma cidadania. Logo, se gentios e judeus estão juntos em Cristo Jesus, não há diferença entre nós e não há, também, nada que indique ou deixe claro sobre uma ruptura de Deus com o povo de Israel.
Se continuarmos a leitura no livro de Efésios, em seu capítulo 3, veremos que Paulo coloca os gentios como co-herdeiros com Israel, parte de um mesmo corpo.
Veja: "Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras. Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo".
"Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus".
"Deste evangelho tornei-me ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder. Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas" (Efésios 3:2-9).
É por esta razão, por vivermos como irmãos, que declaro meu amor por Israel.
Jesus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário