Seja manso e humilde de coração



"Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que você os procure, não serão encontrados. Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar"(Salmos 37:7‭-‬11).

Sabe aquelas situações chatas, que tiram a gente do sério? Pois é! Não há outra alternativa para nós além de suportá-las com classe e maestria, para que tenhamos paz e Satanás fique verdadeiramente furioso!

O ser humano por si só é muito inseguro, dono de um comportamento questionável e instável, sujeito às emoções que alternam, no decorrer do dia, entre a alegria, a tristeza, a raiva e a depressão.

Ter domínio próprio e ter mansidão é algo quase que impossível!

Ainda bem que temos o exemplo de Jesus para seguirmos. Ele é Deus, mas veio ao mundo como homem, sujeito às dores, às adversidades e tentações que o mundo oferece e nos apresenta a todo instante.

A Palavra nos revela em João 16:33 que teremos aflições, mas Jesus venceu o mundo. É nisto que devemos crer e lembrar na hora de enfrentarmos um aborrecimento, uma angústia ou alguém extremamente chato e insuportável.

Se for provocado, desrespeitado, não altere a voz e nem demonstre irritação. Respire fundo e, antes de falar qualquer coisa, lembre-se do que está escrito em Provérbios 4:23 - "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida" (Provérbios 4:23). 

Ou seja: guardar o coração, nada mais é que não deixar ser dominado pela fúria, raiva, rancor. Esses sentimentos causam mal apenas para quem os sente! Tê-los em nada ajuda ou resolve! É pura perda de tempo! É tempo que perdemos de orar, meditar, ler mais as Escrituras.

A função de Satanás é roubar, matar e destruir. Ele quer roubar o seu tempo, a sua alegria, para que você morra espiritualmente e seu relacionamento com Deus seja destruído, ao adotar um comportamento totalmente oposto ao demonstrado por Jesus, e investir na manutenção do pecado.

Temos de ser sábios e reconhecer que somente Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele é a cura, a vacina que aniquila, elimina o pecado.

Embora muitos exaltem a paciência de Jó, a de Cristo é a melhor e maior referência a seguir. 

Jó foi contestado pela mulher, pelos amigos, mas não era o Deus encarnado. 

Jesus, ao contrário, veio como homem, sendo Deus, e ainda hoje lida com a incredulidade de muitos, inclusive em Israel.

Ser manso, definitivamente, não é uma tarefa fácil, mas vale muito a pena. 

O segredo da mansidão é uma vida de oração, de meditação na Palavra e comunhão com Jesus.

Note que uma coisa leva a outra. Se você não meditar na Palavra, não saberá o que e como orar e, assim, não terá comunhão com Deus.

Ao ter o conhecimento da Palavra, o colocamos em prática nos nossos dias; nos alimentamos com fartura dos frutos do Espírito, que nos permitem imitar a Cristo Jesus, que sempre age com a razão ao invés da emoção.

Ao meditar na Palavra, ganhamos tempo e vida; conhecemos a verdade que nos liberta; vencemos o mundo e Satanás, em Cristo, que nos salvou e livrou da condenação pelos pecados.

Lembre-se sempre do que está escrito e é orientado pelo próprio Jesus: "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (Mateus 11:29).

Que Jesus o abençoe!

Comentários