"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: 'Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada'. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu" (Apocalipse 3:15-17).
Quando li a Bíblia pela primeira vez, há cinco anos atrás, e me deparei com esta passagem de Apocalipse, confesso que não o entendi totalmente, fiquei com dúvida sobre o que seria esse quente, frio e morno aos olhos de Deus!
Ontem, porém, ao assistir uma live do querido Moisés Bichara e sua esposa, ouvi uma versão esclarecedora sobre o assunto e quero dividir isso com você, amado e nobre leitor.
A mensagem que Jesus dava ao proferir tais palavras era para a igreja de Laodicéia, que hoje ocupa um território pretendente a Turquia.
Laodicéia era uma cidade com um grande dentro comercial, desenvolvida, que, naquele tempo, já contava com ruas pavimentadas e tudo mais. Seu ponto fraco, no entanto, era o suprimento de água. Suas únicas fontes para o abastecimento da região eram as cidades vizinhas, Colossos e Hierápolis, através de um sistema de encanamento.
As águas em Hierápolis eram quentes e podiam alcançar temperaturas de até 50ºC. Elas eram, por isso, usadas para finalidades medicinais e terapêuticas. Já em Colossos, a água era fria, refrescante.
O encanamento que abastecia Laodicéia era feito com blocos cúbicos de pedra, de três pés de largura, ligados e cimentados entre si. Quando as águas vindas de Hierápolis e Colossos chegavam à Laodicéia, já estavam mornas, impróprias para o consumo, dado ao risco de causar náusea e vômito.
Com esta explicação dada por Moisés Bichara durante a live, creio que tenha ficado claro o real sentido dos dizeres de Jesus à Igreja de Laodicéia.
Ser frio, ao contrário do que eu pensava, não quer dizer distanciamento, falta de interesse, mas ser um refrigério a quem precisa de ajuda, de apoio ou alguma orientação em especial.
Agora entendo, também, o motivo de Jesus sugerir que o melhor é que sejamos frios ou quentes. Em qualquer uma destas duas situações, nós, cristãos, podemos realizar trabalhos valorosos em prol do Reino de Deus.
Quanto ao morno, que não ata e nem desata, é aquele famoso caso em que o sujeito fica com um pé no céu e o outro atolado mas trevas, por não saber ainda qual caminho seguir.
Temos de ficar bem alertas!
O fim dos tempos está próximo!
Se, para você que lê este artigo, ainda há alguma dúvida, fica a dica: Jesus é o caminho, a verdade e a vida!
Jesus o abençoe!
Amém!
ResponderExcluir