Tudo o que somos e temos é graças a Deus!

 


"A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos. Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor". 

"O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos que exigiam sabedoria e conhecimento e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino". 

"Daniel permaneceu ali até o primeiro ano do rei Ciro" (Daniel 1:17‭-‬21).

A razão de todas as coisas, do que somos e temos, é pela graça de Deus, que nos ama, disciplina e ensina o caminho da verdade e da vida, a partir de Jesus Cristo, que morreu na cruz, onde se fez maldito, para perdoar nossos pecados, nos salvar e permitir que vivamos, com Ele, na eternidade.

Dada essa apresentação dos fatos, o mínimo que podemos ter é gratidão a Deus!

A melhor forma de se relacionar com Ele é por intermédio da oração e da meditação da Palavra. Ao meditar, você demonstra interesse em saber quem Deus é. Já ao orar, você declara que confia, tem fé nEle, seja para a solução de um problema ou para que Ele te aperfeiçoe, ajude a encontrar um propósito, abençoar alguém!

E isso ocorre de uma forma gradativa, passo a passo, sem afobação ou precipitação. O nosso Deus não é um ser ansioso, precipitado! Nós é que somos! Por isso precisamos buscá-lo e aprender dia a dia; para que possamos desfrutar da verdadeira e inquestionável paz!

Assim como no período escolar, Deus nos avalia periodicamente. Não para que Ele tenha o total controle da situação, das nossas vidas, pois isso Ele tem e terá sempre, independente da nossa vontade. Ele é Deus, afinal!

A avaliação que Ele realiza é para saber se estamos, de fato, envolvidos no propósito dEle ou se o tratamos como um singelo colega de turma, alguém mais experiente, que nos atola com dicas, noções e referências.

Temos o livre arbítrio para tratá-lo como a autoridade suprema em nossas vidas ou como um simples conhecido, que, em verdade, não é conhecido!

Quando conhecemos alguém, sabemos sobre o comportamento, o modo de agir, de se expressar, de lidar com dificuldades, problemas, dores e alegrias. Para tal conhecimento, no que diz respeito ao nosso Senhor, temos de nos dedicar à leitura bíblica diariamente. 

Quanto à oração, confesso que não as realizo por horas ininterruptas. Já tentei, mas não consegui ainda. O que faço é orar constantemente, mesmo que em curtos períodos, ora de forma silenciosa, ora em voz alta. E não importa o lugar, o horário ou a situação em si. O importante, mesmo, é demostrar que você está disposto a conversar com Ele. 

Outra coisa: com Jesus, todo assunto é assunto e Ele sempre tem algo para te ensinar e dizer a respeito.

Uma dica importante: preocupa-se em obedecer o que Ele te fala a partir da Palavra. Se não entender algo num primeiro momento, não se descabele! Se houver como, tente esclarecer a dúvida com um cristão mais maduro, com o seu Pastor ou algum líder.

O primordial é você mostrar vontade, interesse em estar com Ele e ser parte do projeto que Ele traçou. Com o tempo, você adquiri maturidade, entendimento e muitas das dúvidas e certezas que tinha são esclarecidas, confirmadas ou respondidas de uma forma que você fique ainda mais próximo e íntimo dEle.

Caminhar com Jesus não é um fardo, mas um prazer!

Ontem à noite, assisti ao filme "O Peregrino". Farei um texto somente sobre o filme, nesta semana ainda. 

Ele me impactou muito e fez entender algo que deveria ser nítido e cristalino, mas que, em muitas vezes, nem percebemos: quanto mais nos dedicamos à obra do Senhor, mais problemas aparece!

Há situações em que o problema surge para que as nossas arestas sejam ajustadas e alinhadas, para uma caminhada plena e perfeita ao lado de Jesus. Mas, há casos, também, em que Satanás se manifesta como um obstáculo, seja para te tentar, desanimar, e você se distraia, perca o foco e desvie para um caminho que não é o de Deus, mas do Maligno.

Caminhar com Deus é tão precioso e agradável, que, em um texto simples como este, me preparo para falar sobre um tema e, no decorrer das linhas, Ele toma o celular das minhas mãos e redige o restante, com amor, sutileza e cuidado, por você que nos lê!

Jesus te abençoe!

Comentários