"É necessário que Ele cresça e que eu diminua"

 


"Surgiu uma discussão entre alguns discípulos de João e um certo judeu a respeito da purificação cerimonial. Eles se dirigiram a João e lhe disseram: 'Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele'. A isso João respondeu: 'Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus. Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele. A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua'".

"Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem dos céus está acima de todos. Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho. Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro. Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele'" (João 3:25‭-‬36).

Antes de Jesus efetivamente iniciar seu ministério, João Batista comunicou sobre a relevância de um batismo nas águas, com arrependimento e confissão dos pecados.

Como Isaías já havia profetizado e os evangelhos confiram, João Batista veio antes, para preparar o caminho do Senhor. E assim ele fez.

Na passagem em destaque neste texto ele praticamente resumiu, e com certa dose detalhes, a vinda de Jesus e o seu significado nisto tudo. Para melhor explicar, vou apresentá-la em quatro tópicos: a soberania de Cristo, a santificação, o papel da igreja e a consumação dos últimos dias.

Vamos à identificação de cada um deles:

A soberania de Cristo - João declara que apenas uma pessoa pode receber o que lhe é dado do céu. Isso significa que Jesus, como Deus, é o único que pode receber toda honra, poder e glória, que vem do céu, onde está o Pai.

A santificação - Quando é dita a célebre frase "que Ele cresça e eu diminua", o assunto em pauta é o trabalhar a nossa espiritualidade, ao ponto de desenvolvermos a humildade, a tolerância, o amor ao próximo e fazer uma verdadeira e definitiva faxina, em que tudo o que não presta é jogado na lata do lixo do esquecimento, para dar lugar aos frutos do espírito em Gálatas 5:22-23.

O papel da Igreja - A noiva pertence ao noivo e ouve a voz do noivo. A noiva de Cristo, todos sabemos, é a Igreja, que, enquanto Ele não volta, se arruma, se enfeita e purifica para o grande dia, no qual vão se casar e desfrutar da eternidade juntos, sem mais mortes, doenças e sofrimentos. O Reino de Deus é verdadeiramente conhecido e reconhecido.

A consumação dos últimos dias - Por mais que o evangelho seja divulgado, há quem o rejeite ainda. O "destino" não é segredo: Quem crê em Jesus, viverá a eternidade ao seu lado. Quem não, viverá debaixo da fúria de Deus, e sem Deus!

Por isso, a mensagem final é uma só: Busque o Senhor, nosso Deus, sem reservas, sem medos, e enquanto Ele está entre nós! 

Depois, será tarde demais!

Comentários