"Negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me"

 


"Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez. Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras. Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado". 

"Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém" (2Timóteo 4:14‭-‬18).

Antes de irmos ao ponto central neste texto, convido o nobre leitor a refletir sobre a atitude do Apóstolo Paulo em relação a Alexandre, que, segundo ele, causou-lhe muitos males.

Note que Paulo não fica na defensiva, nem tenta se esquivar de algum insucesso que tivera nesse período. Ele simplesmente comenta que teve problemas e joga a responsabilidade do que fazer e como proceder a respeito nas mãos de Cristo.

Outra: Paulo alertou Timóteo, para que ele tomasse cuidado e não fosse contaminado pela postura adotada pelo ferreiro, que era totalmente oposta ao que prega a Palavra.

Pra encerrar esta parte: Paulo demonstra perdão diante de todas as situações que enfrentou. Não houve rixa, vingança, mágoa! Nada! 

Por esta introdução apresentada, já deixo evidente o fato de Paulo nutrir um sentimento, um interesse em querer bem o seu próximo. Ele deixa claro o seu amor a Timóteo e a Alexandre. 

Esse preocupar com os outros e não se importar com o que você mesmo passa e enfrenta, é o que Cristo Jesus espera de nós. Afinal, a Palavra nos ensina a ver o nosso próximo como superior a nós.

Essa superioridade, apenas para deixar claro, não é em poder aquisitivo, status social, empresarial. É como ser humano, pessoa, mesmo!

Se seguirmos os passos de Cristo, cumpriremos com o que está escrito e anularemos o nosso "Eu" para sermos nós!

Não podemos olhar simplesmente ao que está ao redor e nos contentar, aceitar. O Evangelho tem de ser anunciado, divulgado a todos os povos, nações, em todos os continentes!

Estêvão, diácono da igreja primitiva foi outro importante exemplo do como proceder em relação ao próximo.

Após seu discurso no Sinédrio, onde tentou se defender da acusação de blasfêmia, Estevão deu uma aula de Bíblia aos fariseus ao explicar de Abraão a Jesus, com riqueza de detalhes. Ao final, ele foi apedrejado até a morte.

Pouco antes de morrer, Estêvão "então caiu de joelhos e bradou: 'Senhor, não os consideres culpados deste pecado'. E, tendo dito isso, adormeceu" (Atos 7:60).

O exemplo maior de todos, no entanto, foi o dado por Cristo Jesus!

"Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus disse: 'Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo'. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes" (Lucas 23:33‭-‬34).

Vale lembrar que, neste momento, Jesus se fez pecado para que fossemos libertos de toda e qualquer condenação e que Ele estava pregado na cruz, onde se fez maldição por nos amar muito mais que a Ele mesmo, que era, é e sempre será Deus!

Anular nossas vontades, nossas preferências para ajudar e beneficiar o outro é uma das mais belas e importantes tarefas dadas por Deus. Temos de cumprir com este propósito e nos espelhar, primeiramente no exemplo deixado por Cristo e, depois, no de Estêvão e Paulo.

Ao realizar isto, não se vanglorie! Lembre-se, toda honra, glória e poder é dEle!

Jesus te abençoe! 

Comentários

Postar um comentário