O contexto da queda e a entrada do pecado

 


"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: 'Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'?' Respondeu a mulher à serpente: 'Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: 'Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão'" (Gênesis 3:1-3). 

Repare: A passagem bíblica é bem clara quanto ao fato de Deus ter dado uma ordem a Adão e Eva, que deveria ser, portanto, cumprida: a de não comer e nem tocar no fruto da árvore do bem e do mal.

A serpente, enviada de Satanás, jogou dúvida, ao contra-argumentar a orientação de Deus, que os alertaram da possibilidade de morte ao comer deste fruto.

"Disse a serpente à mulher: 'Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal'. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também" Gênesis 3:4-6).

Satanás (Adversário), antes de assim ser chamado, era Lúcifer (Anjo de Luz). Ele vivia com Deus e queria ser Deus. A rebeldia dele ao se comparar e querer tomar um lugar que não o pertencia foi, na prática, o primeiro pecado - e consciente - da Bíblia.

Não há dúvida que Satanás conhece a Palavra e o propósito de Deus. Ao enganar Eva, ele inciou a conversa com uma verdade: ao comer do fruto, eles teriam conhecimento do bem e do mal.

O ponto em questão aqui é que Satanás causou dúvida a mulher, que além de não ter total segurança de qual atitude tomar, deixou-se levar pela aparência, pelos sentimentos e não resistiu à tentação.

Adão, por sua vez, tudo assistiu e nada falou. Foi omisso. Ele viu Eva ser enganada, comer o fruto, desobedecer a Deus e ainda foi co-participante do pecado.

Em relação ao pecado que Satanás cometeu enquanto ainda era um Anjo de Luz, não houve engano algum. Ele sabia, e muito bem, o que fazia.

"Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: 'Onde está você?' E ele respondeu: 'Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi'" Gênesis 3:7-10). 

A primeira ação de Adão e de Eva, como pecadores, foi a de reconhecer a nudez. Estar nu, aqui, não é simplesmente o fato de estar sem roupa alguma, mas, também, de reconhecer suas imperfeições, suas falhas e cair em si que erraram gravemente com Deus.

O Senhor, na virada do dia, sempre caminhava com eles. Depois do pecado, Deus foi ao encontro deles, mas não os encontrou. Com vergonha, e conhecedores do erro que cometeram, eles se esconderam e, pela primeira vez, o homem optou em se afastar de Deus. 

Note: esta foi a segunda e importante omissão de Adão. Ele não assumiu a condição de imagem e semelhança de Deus, de ser o cabeça da mulher, assim como lemos nas epístolas de Paulo aos Coríntios e aos Efésios, quando é detalhado o significado do corpo de Cristo em relação à Igreja.

"E Deus perguntou: 'Quem disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?' Disse o homem: 'Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi'. O Senhor Deus perguntou então à mulher: 'Que foi que você fez?' Respondeu a mulher: 'A serpente me enganou, e eu comi'. Então o Senhor Deus declarou à serpente: 'Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar'" (Gênesis 3:11-15).

É chegado o momento de prestar contas a Deus. Adão, mais uma vez pisa na bola e, ao invés de tomar frente na situação, para proteger a mulher, ele põe a culpa em Eva, que culpa a serpente.

Com a transferência de culpa e a falta de uma postura adequada, segundo a Palavra de Deus, surgem os problemas, os preconceitos, assim como o egoísmo, um dos maiores rivais daquele que segue os princípios do  cristianismo.

"À mulher, ele declarou: 'Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará'. E ao homem declarou: 'Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual ordenei a você que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará" (Gênesis 3:16‭-‬19).

Apresentadas as desculpas e a falta de compromisso, o Senhor citam as consequências da desobediência. Foi a partir deste instante que as doenças, as tribulações e a morte ganharam espaço. Fomos expulsos do jardim do Éden, para evitar que o pecado vivesse entre nós, e para sempre.

O plano original do nosso Senhor é perfeito, assim como Ele. Para que todos fôssemos salvos, Jesus veio ao mundo como homem, mesmo sendo Deus, sem se vangloriar e sem se aproveitar dos seus poderes em benefício próprio. Ele se humilhou, se fez maldição para nos livrar da condenação, de modo a corrigir na totalidade os erros do primeiro Adão.

Hoje, para ser salvo, basta crer que Jesus veio ao mundo como homem, que Ele é o Deus vivo; confessar os pecados e se arrepender deles.

Não é algo do outro mundo, nem impossível de fazer.

Siga-o!

Confesse-o!

O convite está mais do que feito!

Basta dar o primeiro passo!

Comentários