Recomeço: do bezerro de ouro ao Pentecostes




"Moisés viu que o povo estava desenfreado e que Arão o tinha deixado fora de controle, tendo se tornado objeto de riso para os seus inimigos. Então ficou em pé, à entrada do acampamento, e disse: 'Quem é pelo Senhor, junte-se a mim. Todos os levitas se juntaram a ele. Declarou-lhes também: 'Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho'. 

"Fizeram os levitas conforme Moisés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo. Disse então Moisés: 'Hoje vocês se consagraram ao Senhor, pois nenhum de vocês poupou o seu filho e o seu irmão, de modo que o Senhor os abençoou neste dia'" (Êxodo 32:25‭-‬29).

Vamos contextualizar os fatos? Moisés, depois de muita luta, conseguiu cumprir o propósito de Deus, de libertar o povo hebreu dos 430 anos de escravidão e iniciou uma jornada, que poderia ser de apenas 40 dias, mas que durou 40 anos no deserto, rumo à conquista da terra prometida.

A terra de Canaã, que hoje antiga a Nação de Israel, é tratada por santa, não por carinho, respeito simplesmente. Esta é a terra que Deus deu pra Abraão e toda sua herança. Logo, se Deus deu, Ele era o dono.

Se você é o dono de algo valioso, como uma casa, um carro, você não vai entregá-los para alguém, simplesmente. Ou você faz isso por um amigo, um parente que muito ama, ou a alguém que Deus ordena. Do contrário, nada feito!

Resumo: por ser o dono da terra, o Senhor tinha e tem todo o direito de escolher quem vai pisar, entrar e morar nela. E assim Ele o fez! Aqueles que o amava e o considerava o único, o Todo Poderoso, prosseguiu na caminhada, enquanto que os rebeldes, que fizeram festa a um bezerro de ouro, foram sepultados no deserto.

O grande problema aqui, para ser bem exato, não foi a questão da idolatria em si. O ser humano é pecador. É assim até os dias de hoje. No que tange ao pecado, pra Deus, não há diferença entre você contar uma mentira ou cometer um assassinato. É tudo pecado! Não há distinção de tamanho, espessura, largura ou tamanho. 

A falta de arrependimento é o "x" da questão. Estamos todos sujeitos ao pecado. Isso não mudará até que, enfim, sejamos glorificados, junto a Jesus e ao nosso Deus. Lutamos diariamente com as tentações que aparecem pela frente. Não é fácil, mas conseguimos a vitória em Cristo Jesus.

Mas, se cairmos, temos quem nos levante, nos faça caminhar pra frente, sem que nos distraiamos com o que acontece do lado ou olhemos para trás, com o risco de virar uma estátua de sal, como a mulher de Ló.

Pedro, o apóstolo que negou Jesus três vezes antes do galo cantar, é um bom exemplo de arrependimento. Em Lucas 22:62 está escrito que Pedro chorou amargamente. Ou seja: ele reconheceu que errou, se arrependeu. E Jesus o perdoou por isso.

Ao Apóstolo também foi confiada a chave da Igreja de Cristo. Deus usou o discurso de Pedro para que pouco mais de três mil pessoas convertessem a Cristo durante a celebração de Pentecostes, como podemos verificar nos parágrafos abaixo.

"A o ouvirem isso, eles ficaram com o coração pesaroso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Irmãos, que faremos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". 

"Porque a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que estão longe, a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E os aconselhava e exortava com muitas outras palavras, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Desse modo, os que acolheram a sua palavra foram batizados; e naquele dia juntaram-se a eles quase três mil pessoas" (Atos 2:37‭-‬41).

Reparou? Com a idolatria ao bezerro de ouro mais de 3 mil morreram, enquanto que outros 3 mil converteram a Cristo, anos depois, por intermédio da graça, com arrependimento.

Não há como estar junto de Deus se não for pela graça, com confissão de pecados, arrependimento e o reconhecimento de Jesus Cristo como nosso único e verdadeiro Deus e Salvador.

Jesus é a Palavra, o caminho, a verdade e a vida.

Quem o rejeita, rejeita também ao Pai.

Cuidado!

Não se distraia e siga em frente!

Siga as pegadas de Cristo!

Que Ele te abençoe e guarde!

Comentários