Ter conhecimento não é o mesmo que ter sabedoria!


 

"Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens". 

"Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina" (Provérbios 1:1‭-‬7).

A sabedoria está diretamente ligada ao conhecimento. A equação é bem simples: Quando buscamos saber sobre um assunto em especial, adquirimos conhecimento. O ser sábio, por sua vez, é algo mais profundo: trata-se do resultado de uma somatória do que aprendeu com as suas experiências e a oração.

Para melhor explicar: vamos supor que você pretenda ser um especialista em crítica esportiva. Você terá de saber sobre os esportes em evidência na região e país em que mora, as regras deles; conhecer quem trabalha com isso, observar o que eles fazem, o que perguntam, com quem falam, o que e como escrevem.

Com esse conhecimento teórico, você tem, ao menos, um ponto de partida para realizar a prática. Nesse início de caminhada, poderemos acertar e errar. Nossa humildade é fundamental para este momento, em que vamos adquirir uma maturidade, com os acertos, mas, principalmente com os erros, que serão reparados com o tempo, de acordo com a velocidade que aprendemos e entendemos mais.

A oração é parte mais que importante para esse processo, uma vez que é Maravilhoso sermos orientados e disciplinados por Jesus, que nos ama em verdade e deseja a nossa vitória nEle.

O Espírito Santo sempre nos auxilia, mostra o caminho que nos leva a Cristo.

Esse auxílio, no entanto, não garante que vamos ter uma vida de pleno sucesso, com conquistas, paz e alegrias.

Somos testados, provados a todo instante. Enfrentamos problemas, dificuldades, dores, perdas, sofrimentos, mas em todas essas situações contamos com o apoio de Cristo Jesus, que nos consola e cuida com o mais pleno amor.

Nossa confiança está no que está escrito, na Palavra viva:

"Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" 

"Como está escrito: 'Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro'. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou". 

"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:33‭-‬39).

Não podemos nos acomodar, ao ponto de deixar a comunhão com o Senhor e a Palavra dEle de lado. Deus deve ser visto e tratado como a grande prioridade! Se o negarmos, rejeitarmos, correremos o risco de ver cumprir o que está escrito em Oséias 4-6:

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. 'Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos'".

Acredito que esta não seja a sua vontade!

Certo?

Comentários