Gentios, a salvação não está na gentileza



"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos" (Efésios 2:8‭-‬10).

O título do texto de hoje foi uma singela brincadeira com os termos gentio e gentil, que, por mais parecidos que sejam na escrita, possuem significados diferentes e serão explicados a seguir.

Gentio, na Bíblia, é o estrangeiro, o que não é cristão e nem hebreu, povo pagão. Se analisarmos esta palavra morfologicamente, veremos que ela deriva de "gens" que quer dizer clã ou grupo familiar.

Já o gentil é aquele que desperta empatia pela bondade e - olha que interessante - que é repleto de graciosidade, graça.

A graciosidade, aqui, não diz necessariamente a respeito da graça propiciada pelo Espírito Santo, uma vez que o termo graça, nas Escrituras, tem a ver com o favor de Deus, que muito precisamos e nada fazemos para merecer.

Ou seja, na condição de pecadores que somos, não há como sermos merecedores de algo vindo do alto. Somente o sangue de Jesus é capaz de nos lavar, purificar de todo pecado e nos santificar, ao ponto de sermos glorificados, como Ele, na eternidade.

O perdão dos pecados, a razão da nossa salvação, portanto, está na cruz de Cristo, nosso Senhor e único Deus. Ao crer nEle, ao confessar e arrepender dos pecados e o anunciar com  como o Todo Poderoso em nossas vidas e dias, teremos condições efetivas para realizar boas obras, pelo modo correto e com a finalidade esperada.

Para ser mais claro: a gentileza, o ato bondoso não está diretamente ligado à sua crença. Há quem seja ateu e faça boas ações. A questão da criação também influência bastante. Se você pertence a uma família em que todos demonstram um cuidado e amor ao seu próximo, você agirá dessa forma, e naturalmente, mesmo sem saber da existência da Bíblia, da vinda e ressurreição de Cristo Jesus.

Agora, quando você conhece a Palavra, se aprofunda nela, você se alimenta dos frutos do espírito, o Espírito Santo te direciona e mostra, literalmente, o que Jesus fez, faz e fará por você e te orienta a realizar as mesmas coisas.

Se você é novo cristão, novo convertido, deixo o seguinte desafio: ao invés de realizar as coisas com a mente voltada àquilo que você acha certo, por ter ouvido alguém falar, busque a orientação de Jesus, que está na Palavra, por Ele ser a Palavra.

Uma vez que você o consulta, seja pela oração ou pela meditação na Palavra, você enfrentará o problema escudado por Ele. Não ficará desamparado.

Terá aflições, sim. A Palavra diz isso. Ela é muito clara a respeito.

É aí que você encontrará o sentido, a essência na Palavra.

Quando tudo é lindo e perfeito, é fácil você demonstrar gentileza, querer bem ao próximo. Já em meio aos problemas, se você não tiver uma fé plena, genuína e verdadeira, você não encontra motivação por si só para as boas ações.

Agora, se você olhar para a cruz de Cristo, vai sempre se lembrar que alguém muito maior que qualquer um de nós, por amor, morreu pela nossa vida e liberdade.

E é nEle, por Ele e para Ele que são feitas as boas obras.

Pelo sangue de Jesus!

Pela misericórdia e compaixão dEle.

Por isso, se você tem problemas, tem de lidar com pessoas que não são fáceis; lidar com coisas que te aborrecem, te tiram do sério, levante a cabeça, respire fundo e olhe pra cruz.

A resposta que você tanto busca sempre será encontrada nela.

Jesus te abençoe!

Comentários