Saia da zona de conforto! Dê o controle a Jesus!


"Então Noemi a aconselhou: 'Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!' Rute, porém, respondeu: 'Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei!" 

"O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!' Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais" (Rute 1:15‭-‬18).

Sair da zona de conforto, onde tudo está bem, onde não há problema, é muito cômodo. O ter de encarar o novo, nem sempre é fácil. Há desafios, barreiras que devem ser superadas com o tempo. Para tanto, é necessário uma adaptação, conhecimento deste novo que está logo a frente e que só você pode dar conta dele.

Quando Rute, a moabita, tomou a decisão de seguir os passos de Noemi e a acompanha para viver em Belém, ela teve de se restruturar inteiramente e assumir a responsabilidade de cuidar de sua sogra, que, a exemplo dela, era viúva e não tinha com o que se sustentar.

A Palavra revela o cuidado de Deus com os órfãos e as viúvas e nos dá várias orientações de como devemos agir com cada um deles. Nesta época de Rute e Noemi, as viúvas e os órfãos não recebiam apoio do governo, mas apenas de seus familiares e vizinhos, para sobreviver.

Para não serem totalmente desamparadas, era normal que o patente mais próximo dessa viúva se casasse com ela e assumisse a responsabilidade de sustentá-la, além de manter todas as posses que ela tivesse herdado do marido que morreu.

A vida em Belém era totalmente oposta da de Moabe. Noemi sabia disso e chegou a alertar Rute de uma possível rejeição. Ainda assim, Rute permaneceu fiel à sua sogra e se dispôs à uma mudança total de vida.

Essa postura adotada pela moabita também mexeu com o Senhor, que a fez casar com Boaz, um homem bom e rico. Desta união nasceu Obede, pai de Jessé, que gerou Davi, Rei de Israel; homem segundo o coração de Deus!

Rute foi temente a um Deus que não conhecia; teve coragem, determinação e vontade para mudar e aceitar um novo normal bastante improvável. E foi honrada por isso! Além de bisavó do Rei Davi, ela está inserida na genealogia de Cristo Jesus, nosso Deus e Salvador.

Isso nos ensina e prova que, em muitas vezes, podemos nos sujeitar a enfrentar situações inesperadas, pelo bem do nosso próximo, para receber a recompensa disso bem depois.

Essa recompensa, por ser do alto, do nosso Deus, é eterna.

Eterna como a vida com Jesus, nosso Rei e Salvador!

Comentários