"Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu a oportunidade que Deus concedeu" (Lucas 19:41-44).
O menor versículo da Bíblia é João 11:35, que nos informa: "Jesus chorou". O choro em questão foi no momento em que Ele estava próximo ao túmulo de Lázaro, seu amado amigo, que estava morto há quatro dias e Ele o fez ressuscitar, para que fosse possível constatar a glória de Deus.
Aquele foi um choro que se solidariza ao nosso, ao perder alguém muito importante, que amamos.
Já o choro destacado no início deste texto, há um outro contexto por trás. Depois de ressuscitar Lázaro, Jesus foi à Jerusalém, para ser condenado e julgado pelos mestres da lei e crucificado.
O saber que ia morrer não era o que preocupava, de fato, o nosso Senhor, ao ponto de o levar às lágrimas.
Jesus chorou às portas de Jerusalém por já saber que ela seria dominada, que o povo judeu seria disperso pelas nações e que, apesar de tudo o que Ele fez e ensinou, não compreenderam que Ele é o Messias, o Salvador.
Esse desconhecimento, unido com a constante desobediência à Palavra, causou sérias consequências.
Boa parte delas estão escritas em Mateus 23:37-39 - "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. Eis que a casa de vocês ficará deserta. Pois eu digo que vocês não me verão mais, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor'".
Jesus quer, mesmo, é que se concretize os dizeres dEle aos apóstolos, em João 15:15 - "Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês".
Mas para que isso aconteça, é necessário que as escamas caiam dos olhos do povo judeu, que ainda não reconhece Jesus como o Messias.
Isso acontecerá somente com a chegada do Anticristo, que virá como o salvador da pátria, mas logo se revelará como um genocida. É nesse cair de máscara, que o povo judeu identificará o Cristo como Deus!
A cada dia esse momento mais se aproxima!
E se hoje você chora por alguma dificuldade que enfrenta, receba o consolo e a certeza da Palavra, em Apocalipse 7:17 -"o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima".
Amém!
Comentários
Postar um comentário