"Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente".
"Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade" (2Timóteo 2:22-26).
Quando jovens, em muitas das vezes nos deixamos levar pela emoção e, assim, agimos de forma insensata, sem um mínimo de responsabilidade. É nesta fase da vida em que somos tentados, e com força, pois passamos por um período de transformação, em que somos "convidados" pelo mundo a nos libertar da total dependência de nossos pais e nos deparamos com a realidade da vida, que não é necessariamente como nuvens de algodão doce, mas dura como pedras de mármore polido.
Temos de fazer um bom uso do que aprendemos e vivemos a respeito das coisas do Reino de Deus, acerca da Palavra. Jesus é manso, de coração humilde, e assim devemos nos portar diante das situações mais bizarras deste mundo em que jaz o Maligno. Temos de ter sabedoria para nos esquivar daquilo que é mal, que causa intriga, confusão e discórdia! Cristo é amor, disciplina e verdade.
A paciência e a generosidade deve ser evidente no dia a dia de um cristão. E isso não deve ser visto como um artigo de luxo, algo que mereça referência! Apenas Cristo é digno de reverência, glória e louvor! Os demais - como nós - devem se espelhar nEle para serem santos. Nossa missão é a de divulgar o Evangelho e mostrar que o investimento na santificação é o melhor que podemos fazer neste plano, para, mais adiante, assegurar o direito de viver com Jesus pela eternidade na Nova Jerusalém!
A oportunidade para tanto deve ser dada igualmente a todos, mas sem imposição, sem métodos ditatoriais, autoritários em que aquele que adota a postura sugerida tome a iniciativa por alguma ameaça ou chantagem! O ser humano deve ter a liberdade de escolha, o livre arbítrio consciente para saber que as consequências existem para o bem ou para o mal e são inevitáveis em muitas das vezes.
Se houver chance, insista, não desista de ninguém para Cristo. Há muitas almas que ainda clamam por salvação, que sabem da existência de um único e verdadeiro Deus, mas se recusam a enxergar com naturalidade, por terem escamas e traves nos olhos, que impedem a visualização da verdade. Faça tudo com decência, honestidade e amor ao próximo, de modo que, se ele o seguir e optar pela metanoia, seja por ele mesmo, sem qualquer espécie de trauma.
Temos de ser dependentes de Cristo, mas podemos ser livres em tudo! Sabemos a diferença entre o bem e mal! Basta não ignorar!
Que você possa fazer a escolha certa!
Comentários
Postar um comentário