"Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro".
Está escrito em Atos dos Apóstolos 10:13-15 - "Então uma voz lhe disse: 'Levante-se, Pedro; mate e coma'. Mas Pedro respondeu: 'De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!' A voz lhe falou segunda vez: 'Não chame impuro ao que Deus purificou'.
Resumo da ópera: tudo o que foi criado por Deus é puro.
"Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu".
Está escrito em 1Coríntios 13:4-7 que "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
Desta forma, não podemos nos portar de modo egoísta e preservar o bem estar do nosso próximo.
"Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua".
Jesus nos alerta em João 14:27-31 - "Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu".
"Isso eu digo agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam. Já não falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim. Todavia é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui!".
Ou seja: não somos deste mundo. Aqui, somos apenas peregrinos. Logo, a paz que aqui é oferecida é muito diferente da que é ofertada por Deus. Não podemos, portanto, nos alicerçar em dinheiro, prazeres, comida e bebida, quando há algo muito maior e melhor a nossa espera!
"Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair".
Se você vai a uma festa com seus familiares e amigos e sabe que, dentre eles, há quem é fraco com bebida, por que você, como cristão, vai beber?
Ao tomar tal postura, além de você cair em descrédito total, por pregar algo que não cumpre, você dará a permissão esperada ao fraco para beber, pecar, com o aval que você também bebeu!
Se mais tarde, além desse mal exemplo inicial, você ver seu amigo bêbado, falando bobagem, sair com o carro para ir embora, você vai se sentir confortável?
E se ele bater o carro e morrer, ou se envolver em um acidente com vítimas? Você vai aguentar o peso dessa culpa que é sua, por mal exemplo?
E se esse alguém for seu filho?
Portanto, se ver que há algo que sabe que pode levar o outro a pecar, evite! Não seja a pedra de tropeço para ninguém!
"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova".
Se você tem uma opinião diferente, seja por criação ou contexto social, não use disso para criar um cavalo de batalhas. Na dúvida, siga o que a Palavra revela e nos ensina.
"Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado" (Romanos 14:14-23).
Lembre-se sempre: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1).
Jesus te abençoe!
Nessa terra tem sido tudo tão difícil que as pessoas não sabem discernir a verdadeira paz.Eu tenho lutado para encontrar essa paz que Jesus fala nas escrituras.
ResponderExcluir