Deus revelou o sonho que fez José governar o Egito



"O faraó disse a José: 'Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo'. Respondeu-lhe José: 'Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável'".

José era hebreu, filho de Jacó. Ele foi ao Egito na condição de escravo, após ser vendido pelos seus próprios irmãos aos israelitas. Lá, ele foi comprado por Potifar, o chefe da guarda de Faraó e passou a ser o administrador da casa.

Acusado injustamente de assédio, pela mulher de Potifar, José foi preso, onde revelou um sonho que envolvia o chefe dos copeiros e o dos padeiros. O copeiro foi exaltado, enquanto que o padeiro foi morto a mando de faraó.

No trecho acima em destaque, chamo a atenção do leitor para o como José deixa claro que a revelação não é de autoria dele, mas de Deus, mostrando assim sua total reverência ao Senhor.

"Então o faraó contou o sonho a José: 'Sonhei que estava em pé, à beira do Nilo, quando saíram do rio sete vacas, belas e gordas, que começaram a pastar entre os juncos. Depois saíram outras sete, raquíticas, muito feias e magras. Nunca vi vacas tão feias em toda a terra do Egito. As vacas magras e feias comeram as sete vacas gordas que tinham aparecido primeiro. Mesmo depois de havê-las comido, não parecia que o tivessem feito, pois continuavam tão magras como antes. Então acordei'". 

"'Depois tive outro sonho. Vi sete espigas de cereal, cheias e boas, que cresciam num mesmo pé. Depois delas, brotaram outras sete, murchas e mirradas, ressequidas pelo vento leste. As espigas magras engoliram as sete espigas boas. Contei isso aos magos, mas ninguém foi capaz de explicá-lo'".

O povo egípcio é idólatra. Por isso a tentativa inicial do Faraó foi a de buscar resposta com os magos e feiticeiros. Porém, eles não desvendaram o significado do sonho. A revelação sempre vem do Senhor, e não de falsos deuses.

"'O faraó teve um único sonho”, disse-lhe José. 'Deus revelou ao faraó o que ele está para fazer. As sete vacas boas são sete anos, e as sete espigas boas são também sete anos; trata-se de um único sonho. As sete vacas magras e feias que surgiram depois das outras, e as sete espigas mirradas, queimadas pelo vento leste, são sete anos. Serão sete anos de fome". 

"'É exatamente como eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer. Sete anos de muita fartura estão para vir sobre toda a terra do Egito, mas depois virão sete anos de fome. Então todo o tempo de fartura será esquecido, pois a fome arruinará a terra. A fome que virá depois será tão rigorosa que o tempo de fartura não será mais lembrado na terra. O sonho veio ao faraó duas vezes porque a questão já foi decidida por Deus, que se apressa em realizá-la".

O Senhor tem o controle de todas as coisas. Ainda assim, há momentos em que Ele tem pressa de ver o plano dEle em ação. Isso fica claro e bem nítido neste trecho da passagem, em que há uma insistência para mostrar o que está por vir.

"Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e ponha-o no comando da terra do Egito. O faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do faraó, serão armazenados nas cidades. Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome".

"O plano pareceu bom ao faraó e a todos os seus conselheiros. Por isso o faraó lhes perguntou: 'Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?' Disse, pois, o faraó a José: 'Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você'" (Gênesis 41:15‭-‬40).

Sempre que há um problema, Deus nos esclarece o que acontece de fato e nos prepara para encarar a situação e vencer nEle.

O interessante a ser notado é que o Senhor nos prepara justamente em meio às tribulações. É neste tempo em que somos provados, forjados de todas as formas.

E quando finalmente estamos prontos para cumprir a vontade dEle, Ele nos diz a resposta para que possamos agir no tempo exato, para a honra e a glória dEle.

José foi um importante Governador do Egito. O problema da fome foi superado e as 12 tribos de Israel ficaram instaladas, com honras, a mando de Faraó, que muito admirava José!

Comentários