"Cantem ao Senhor com ações de graças; ao som da harpa façam música para o nosso Deus. Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra e faz crescer a relva nas colinas. Ele dá alimento aos animais, e aos filhotes dos corvos quando gritam de fome. Não é a força do cavalo que lhe dá satisfação, nem é a agilidade do homem que lhe agrada; o Senhor se agrada dos que o temem, dos que depositam sua esperança no seu amor leal" (Salmos 147:7-11).
Os animais também fazem parte da criação de Deus. Cada qual tem seu ciclo, seu habitat, a comida apropriada. Tudo foi planejado com perfeição por Ele.
Está escrito em Gênesis 1:24-25 - "E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie”. E assim foi. Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom".
O homem, quando criado, ficou responsável por todas as coisas. Fomos, por assim dizer, auxiliares diretos do Todo Poderoso, como podemos ler, logo abaixo, o versículo de Gênesis 1:26, que diz:
"Então disse Deus: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão'" (Gênesis 1:26).
O fato que muito atrai minha atenção em relação a este tema é que, se o homem tem o total domínio em relação aos animais, eles nos copiam no aspecto de viver em família e comunidade.
Há mais de mês que um canário laranjeira montou ninho num vaso de samambaia aqui em casa. O canto dele é lindo, assim como o próprio canário, que foi batizado com o nome de Caramelo.
Em razão do ninho, o Caramelo tem sido uma agradável companhia pelas manhãs e tarde, momento em que ele alimenta os filhotes e faz voos rasantes, que até assustam vez ou outra, por nos pegar de surpresa.
Passei, com isso, a observar o comportamento e atitude dele.
Quando amanhece, o Caramelo vem escoltado, com uma série de outros canários, que ficam espalhados em pontos estratégicos, para ver se não há qualquer espécie de perigo.
O sinal verde é dado depois de uns 10 minutos, mais ou menos, tempo este em que ele conversa com todos ao mesmo tempo, para ter total certeza se a barra está limpa, mesmo.
No ninho, os filhotes ficam que só cantam de alegria em ver a mãe! Já os canários machos e mais velhos, ficam de prontidão, como vigias atentos.
Assim como acontece com o homem, os animais também tem seus adversários. No que diz respeito aos canarinhos, o Satanás da vez é o gato, que o ataca, na condição de predador.
Hoje, pela manhã, antes de sair para o trabalho, fiquei triste ao ver que o ninho dos filhotes do Caramelo foi atacado. O vaso de samambaia estava no chão e dois dos filhotes também. Ao notar que o ninho estava intacto e eles vivos, tentei pegá-los com o auxílio de uma pá de plástico.
O medo de machucar eles e a angústia de ver aquela cena fez com que eu os pegasse com as mãos, mesmo, e os colocassem de volta no ninho.
Minha alegria foi imensa ao ver que a Caramelo foi ao ninho em seguida, para alimentar os filhotes e cuidar deles.
Satanás continua rondando. Já o enxotei daqui agora há pouco e já orei, também, para que os olhos do Senhor fiquem atentos e protejam os meus amados canarinhos!
Por mais que você, ao ler este texto possa achar que se trata de algo sentimentalóide, digo a você que não. Este é o retrato da nossa vida com Deus.
Ao mesmo tempo que nos fortalecemos em família e temos um exército com bons soldados de guerra e atentos, o inimigo sempre aparece, tenta uma gracinha, para roubar nossa atenção, nosso tempo e, assim, enfraquecer nossa fé.
Porém, nós temos o Senhor dos Exércitos à nossa frente. Clamei a Ele pelo Caramelo e seus familiares e amigos.
Da mesma forma que tenho a total certeza que o Senhor cuidará do Caramelo, peço para Ele abençoar a sua vida e família, em nome de Jesus!
Amém!
Que lindas palavras, Deus abençoe sempre!
ResponderExcluir