"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor" (Romanos 12:10-11).
Em Êxodo 20:12, quando Moisés anunciava os 10 Mandamentos, foi dito: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá".
Você por acaso, faz ideia do significado de honra?
A honra está, por assim dizer, diretamente relacionada à obediência, à reverência, ao reconhecimento, à consideração e ao respeito.
Quando numa peça teatral, os aplausos aos artistas mostram a satisfação do público com o espetáculo, mas isso não diz em verdade que a apresentação em si foi um estrondoso sucesso. As palmas podem ser, tão somente, para o desempenho, a participação de um ator renomado, que faz parte do elenco.
Muitas vezes, vamos ao espetáculo só pelo ator principal, que já trabalhou em novelas, filmes e séries de grande audiência. Alonguei-me neste exemplo, apenas para dizer que um ator pode ser honrado pelo público, mas o trabalho, como um todo, não.
Com Deus, a situação é bem diferente, uma vez que não ocorre essa quebra.
Todos os dias somos submetidos a desafios que não são fáceis, pelo conjunto da obra. Porém, tudo nos leva a Deus: do socorro imediato, à provisão do Altíssimo, que nos dá a solução que precisamos. O trabalho, o contexto, o enredo e o autor principal (Deus) sempre são exaltados e reconhecidos.
O Senhor é perfeito, por isso esse equilíbrio entre as partes, no todo, estão sempre em harmonia.
No nosso caso, dos seres humanos, a honra pode ser destacada por um fato isolado, assim como no exemplo do ator, dado mais acima. Para ser mais exato: alguém pode ser considerado o funcionário do mês ou do ano em uma empresa. E isso não significa que ele também seja um bom filho, marido, aluno, pai, irmão.
Quero deixar claro que não há qualquer espécie de erro em sermos abençoados e bons em uma determinada coisa ou situação e em outras não. Somos limitados e disso não podemos fugir. É nossa essência e realidade.
A verdade é que somos constantemente forjados por Deus. Evoluímos sob a orientação dEle, naquilo que Ele nos preparou para fazer e nos aperfeiçoamos no que precisamos melhorar, sempre focados na Palavra de Deus.
Resumo da ópera: podemos ser excepcionais em áreas e afazeres únicos. Somos limitados. Não há como negar que necessitamos, e muito, de uma total dependência de Cristo Jesus, o ser supremo e perfeito, que é digno de toda honra e glória!
Portanto, se você for honrar alguém, deixe claro a importância da pessoa em questão naquele nicho, naquela especialidade e área. Mas antes desse reconhecimento, não deixe de olhar para a cruz, em que o protagonista é o grande responsável pelo tudo que se chama vida, enquanto que nós somos apenas o pó da terra.
Glória e honra a ti, Cordeiro Santo; meu amado Jesus!
Amém!
Comentários
Postar um comentário