A Palavra de Deus viva em Parábolas desde o Velho Testamento


"Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer. Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado; o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez". 

"Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos".

"Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos. Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel" (Salmos 78:1‭-‬8).

O trecho acima, descrito no livro dos Salmos, capítulo 78, é, por assim dizer, um breve resumo da trajetória de Jesus ao.longo dos três anos que realizou de ministério, até morrer na cruz para nos lavar, purificar dos pecados e ofertar, pela graça, a salvação.

Para ser mais específico, podemos considerar e notar que há, também, uma larga consideração ao velho testamento, ao fazer referência aos 10 Mandamentos e aos inúmeros casos que foram contados de pais a filhos e conhecido por várias gerações, até o nosso tempo.

Podemos dizer com isso que as parábolas são usadas desde muito antes da primeira vinda de Jesus, para, justamente contar sobre Ele e o que significa o Reino de Deus.

Não fosse o decretar de estatutos, o plano perfeito do Senhor não aconteceria no tempo dEle, mas sim em um momento de harmonia da humanidade, que não teria uma data apropriada para acontecer, devido à instabilidade emocional e à tendência à desobediência que temos.

A verdade é que, dos 66 livros da Bíblia, apenas um ainda não foi encerrado: o de Atos dos Apóstolos. A Palavra não deixou de ser anunciada! Temos missionários em todo o mundo. E ainda assim, há quem desconheça Jesus!

O trabalho segue, assim como a vida, que é levada adiante somente pela graça e pela misericórdia dEle!

O bom Pastor alimenta, orienta e cuida das suas ovelhas e as defende do ataque dos lobos, do inimigo! Enquanto essa filosofia de vida prevalecer neste mundo em que a incredulidade e a maldade imperam, haverá esperança de salvação e vida aos que ainda estão mortos e desconhecem a verdade da Palavra de Deus.

É preciso o arrependimento, assim como o crer em Jesus e passar pela metanoia, a chamada mudança de vida, por intermédio da santificação, que é obtida pela oração, meditação e do jejum!

Que Jesus te abençoe e você não perca mais tempo em acreditar em todos os tipos de santos, que não passam de auxiliares do nosso Senhor, que intercede por nós junto ao Pai e é o único elo vivo e de ligação com o Todo Poderoso!

Amém!

Comentários