"A vida é bela", pela graça e amor de Deus!


"Olhe para os girassóis. Eles se inclinam para o sol, mas, se algum deles se inclinam um pouco mais, acabam morrendo. Você está servindo, mas não é um servo! Servir é uma arte suprema! Deus é o primeiro servidor! Deus serve os homens, mas não é servo dos homens!" (Cena do filme "A vida é bela" - Roberto Benigni [1997], na Itália -, em que Guido recebe instruções comportamentais de seu tio, para ser garçom).

Quem não assistiu ao filme "A vida é bela", de Roberto Benigni, fica a dica e o pedido deste reles escriba, para que o assista!

A história abordada é baseada em fatos reais, e ao mesmo tempo uma fábula, desenvolvida durante o período da II grande Guerra Mundial (1939 a 1945), em que houve a tragédia do holocausto, com a morte de 6 milhões de judeus, em Auschwitz, na Polônia. Época esta, que também foi do fascista Benito Mussolini e do nazista Adolf Hitler, que cooperaram, e muito, para este covarde e inescrupuloso extermínio!

Guido era um judeu bem humorado e apaixonado pela vida, que vivia em Arezzo, na Itália, em meio a tropeços e atropelos com a sua princesa, que estava prestes a se casar com um homem rico, que a conhecia desde os tempos de infância.

Na cerimônia do casamento, Guido invadiu o salão, montado em um cavalo pintado de verde, numa daquelas cenas mais pitorescas e impossíveis de imaginar, para "sequestrar" e fugir com a princesa dele.

Passaram-se os anos, Guido se casou com a mulher amada e teve um filho: Giosué.

Os fascistas prendem Guido, seu tio e Giosué e os levam de caminhão, junto a outros judeus, para o trem que os levariam para o campo de concentração, onde muitos judeus eram escravizados, submetidos a todos os tipos de torturas e eram mortos.

O genial de toda essa história é que Guido fez de tudo para que o menino, em meio a esse clima nada festivo e alegre, longe da mãe, também presa, visse aquela triste e incômoda realidade como se tudo não passasse de um grande e implacável jogo, no qual o vencedor precisaria somar mil pontos para ganhar um grande tanque.

Muitos foram os momentos de perigo, e para todos os envolvidos.

Num de seus últimos instantes junto ao filho, Guido fez Giosué prometer que ele ficaria escondido em uma caixa, que mais parecia um armário largado meio do nada, ecsó sairia dele quando não houvesse mais ninguém próximo.

Guido fez o filho ver aquele imenso terror com a leveza de uma grande brincadeira, até quando capturado por um soldado alemão, que o levou a um local isolado e o matou com rajadas de metralhadora.

No final de tudo, Giosué obedece a orientação do pai e, depois de perceber que não havia mais ninguém por perto, ele sai da caixa e observa a sua volta.

Instantes depois, ele fica maravilhado ao ver um tanque de guerra imenso, vir na sua direção. O oficial americano, que estava no tanque, o abraçou e o protegeu, até que o menino avistou a sua mãe a salvo. Correndo para os braços dela, ele festejou grandemente: "nós ganhamos o jogo!".

Não sei você, que lê este spoiler grandioso, o que pensa a respeito.

Eu, Persio Presotto, consegui imaginar apenas na dor que o nosso Deus sentiu! 

No filme, vemos um pai que protege o filho de todo o mal, de todo perigo e o faz um grande vencedor de um jogo no qual a preservação da vida dele foi a grande vitória!

Com Deus, foi um pouco diferente! Ele assistiu a morte do Filho amado dEle, de modo humilhante, pregado numa cruz, que era como somente os malditos morriam, para que nós pudéssemos ser salvos, ter o direito à vida eterna, livres de toda acusação e pecado!

Graças ao sangue de Jesus derramado na cruz, hoje somos tratados como filhos de Deus e irmãos de Jesus, que deixou de ser o unigênito (único), para ser o primogênito (primeiro) de muitos.

Deus só permitiu e entregou o próprio Filho dEle nas mãos dos fariseus e religiosos da época, por nos amar e querer com Ele, e para sempre!

Se você que lê este texto, ainda não se batizou nas águas, para se arrepender dos pecados e confessar Jesus Cristo como o único Deus, que morreu e ressuscitou para nos salvar, não perca mais tempo!

Ele te quer com Ele!

Não rejeite esta oportunidade que é única, verdadeira e repleta de vida!

Vá a uma igreja mais próxima da sua casa, converse com o Pastor e invista na sua santificação, para ficar parecido com Cristo Jesus, ser parte atuante no corpo de Cristo e aprimorar, desenvolver seus dons e talentos em prol do Reino dos Céus!

Jesus te ama!

E eu também!

Comentários