As várias definições do amor de Jesus, o Senhor!



"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam" (Lucas 6:27‭-‬28).

E agora?

Jesus não nos manda simplesmente perdoar aqueles que nos odeiam. Ele quer que o amemos!

Não sei pra você, mas, no meu entendimento, amar é algo maior que o perdoar.

O perdão implica em algo que você deve realizar, mas não obriga a continuidade de um relacionamento. Você tem o direito de não mais conviver com a pessoa. É como diz o Pastor Márcio Valadão, da minha amada Igreja Batista da Lagoinha, "devemos perdoar a pessoa, mas não somos obrigados a comer uma pizza com ela depois".

O amor é diferente disso tudo!

É algo bem maior!

Está escrito em 1Coríntios 13:4-7 que "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

Vamos contextualizar, trazer à prática?

Jesus perdoou aquele que bateu nEle, que o açoitou, o condenou, deu cusparada, humilhou de todas as formas até ser pregado na cruz, ferido e morto.

Quanto ao amar, Ele ama aquele que o busca de todo coração, que se compromete com a verdade, é obediente e dedicado em um relacionamento sério e constante com Deus Pai.

Enquanto estamos vivos neste mundo, Jesus tenta nos atrair de toda forma, para que estejamos com Ele na eternidade e possamos desfrutar da verdadeira vida, sem mais dores, luto, doenças e problemas; sem choro e ranger de dentes!

Cabe a cada um, com o livre arbítrio que tem disponível, atender ao chamado ou não!

Muitos rejeitam!

A estes, fica o recado:

"Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma".

"Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos" (João 15:4‭-‬8).

Jesus é disciplinador também! E não à toa! Ele teve de cumprir, e com total disciplina, todas as vontades de Deus Pai. Por isso, hoje, Ele pede que tenhamos o mesmo foco e a mesma disposição na caminhada rumo ao Reino dos Céus.

Para sermos aprovados, somos testados de todas as formas, levados até a última instância! É nesse período que somos tratados como barro nas mãos do oleiro, que decide o que construir e para qual finalidade. É nesse processo que somos reconstruídos, quebrados, e por muitas vezes.

Essas quebras e reconstruções representam a nossa evolução, a formatação do nosso caráter cristão, que é lapidado e moldado segundo a vontade de Deus Pai, com a orientação dada por Jesus e a confirmação dada pelo Espírito Santo.

E não acaba aqui a questão em si.

Depois de aprovado, você vive uma nova e importantíssima etapa: a de ser usado por Deus, para a cura de outras pessoas! Sabe aquele mandamento de amar o seu próximo como a si mesmo? É exatamente isso! Devemos executar o segundo maior mandamento, para que o primeiro de todos prevaleça sempre: "'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'" (Mateus 22:37).

Que você seja abençoado e possa viver mais e mais desse amor que é Jesus!

Amém!

Comentários