De qual modo você tem aguado as suas plantas?


"Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras" (Tiago 2:20‭-‬22).

Como você tem aguado as suas plantas e flores? Apenas com o conhecimento e entendimento que a água faz bem para o desenvolvimento e crescimento delas, ou com a fé e a participação de Cristo Jesus neste processo?

Realizar uma boa ação, simplesmente por realizar, não significa que você esteja salvo e nem que a sua atitude demonstra um cristianismo da sua parte.

Por mais estranho que isso possa parecer, a verdade é que no inferno também há pessoas boas, de caráter e um coração generoso. O ponto central, e o mais importante de todos, no entanto, que eles deixaram para trás, é o seguinte: confessar Jesus como o nosso único Deus e Salvador, aquele que ressuscitou por nos amar e para nos salvar!

Está escrito em Tiago 2:26 que "assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta". Ou seja: podemos e devemos fazer boas obras, porém, também temos de exercitar a nossa fé e a colocar em prática, de modo que outros vejam e façam o mesmo, ao buscar Jesus pela oração, meditação e jejum.

Dito isto, voltemos às nossas plantas e flores. Nós sabemos que a água alimenta, dá vida e incentiva o crescimento delas. O que muitos ignoram e pouco falam é que toda essa provisão é obra de Deus.

Quando for regar suas plantas, converse com elas, faça a poda dos galhos e ramos secos. Cuide para que elas possam desenvolver e dar mais frutos e flores. Seja o Agricultor delas, assim como Deus na parábola da videira verdadeira. Creia que de uma simples semente nascerá uma flor linda, com muitas cores, que desabrocha e encanta; um fruto saboroso e belo, capaz de despertar o interesse de o consumir brevemente.

Ao jogar água no vaso cheio de terra, com algumas sementes, você não vê nada dessa beleza e sabor. A primeira impressão não é das mais atraentes. Porém, pela fé você se organiza e monta uma agenda para que as plantas e flores sejam cuidadas, de modo a estabelecer uma rotina, realizar um acompanhamento de perto, até que o objetivo da frutificação seja alcançado.

O cristão, na essência, também é assim! Precisa ser regado para frutificar e acompanhado, podado - disciplinado -, para dar mais frutos e não correr o risco de secar, ser cortado e lançado ao fogo, para queimar pela eternidade.

Nós vivemos pela fé e devemos agir com base nela, que nos impulsiona a seguir firmes na caminhada com Jesus, mesmo em meio às lutas e dificuldades. A cada dia somos tentados a nos afastar de Deus. Somos constantemente convidados a uma vida de engano, com prazeres e alegrias momentâneas, que em nada cooperam para termos a vida eterna.

Não trate, portanto, a sua planta, a sua flor como algo normal, que tinha de ser assim e pronto. Veja ela como um mapa, uma direção a seguir, que é única. Faça o que é correto segundo a lei dos homens, mas priorize o que a Palavra anuncia e defende. Seja sensato e agrade a Deus no agir e transmita a sua fé, para que ninguém o trate como um acidente, um ato falho, mas alguém que é um cristão, pela fé, e de verdade, não por nós mesmos, mas por Ele!

Comentários