"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele" (João 3:16-17).
Estes são dois dos versículos mais conhecidos de toda Bíblia. São aqueles que, em verdade, todo cristão se orgulha de saber na ponta da língua, sem precisar de consulta para os pronunciar.
Um cuidado, no entanto, é necessário ao comentar eles. Nas Escrituras há três definições para "mundo": 1 - grupos de pessoas (que é o usado aqui); 2 - o globo terrestre com as inúmeras Nações; 3 - o sistema ideológico, político e comportamental, que é adotado, sem a participação de Deus, e que apela à nossa carnalidade.
Esclarecido isto, vamos ao contexto geral dos versículos destacados.
Deus amou tanto o mundo, as pessoas, a humanidade como um todo, que mandou o legítimo e único Filho dEle ao mundo (às Nações), para que aquele que crê nEle não morra, mas tenha a vida eterna.
Outros dois pontos importantes: sobre o crer e o morrer.
Quando se fala naquele que crer em Jesus, é algo que vai muito além do simples acreditar, uma vez que até Satanás crê na existência de Cristo.
A crença destacada no versículo diz respeito ao obedecer a Palavra, ao cumprir o propósito, a vontade de Deus e no ter a preocupação de o agradar em verdade e sinceridade.
Quanto ao morrer, é em relação ao pecado.
Está escrito em Romanos 6:23 que "o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor".
Ou seja: aquele que se dispuser a cumprir com a vontade dEle e for obediente à Palavra, terá a vida eterna com Cristo, sem a condenação pelos pecados, que nos levaria a uma segunda e definitiva morte, no inferno, junto de Satanás, a Besta e o falso Profeta, que é descrita em Apocalipse 20:14.
Jesus veio nos tirar das trevas, da vida de pecado que nos leva à morte, para nos dar vida em abundância, com paz, alegria e a felicidade que o mundo não é capaz de dar.
Que você tenha a oportunidade de, um dia, vivenciar tudo isto que aqui está escrito.
Jesus não trás condenação, mas cura, vida, libertação e salvação.
A Ele toda honra e toda a glória!
Amém!
Comentários
Postar um comentário