Qual o tamanho do seu amor por Jesus?


"Então lhe disse Jesus: “Simão, tenho algo a dizer a você”. 'Dize, Mestre', disse ele. 'Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais?' Simão respondeu: 'Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior'. 'Você julgou bem', disse Jesus" (Lucas 7:40‭-‬43).

Nesta pequena história, Jesus nos faz pensar e refletir sobre o quanto somos realmente gratos a Ele, pelo perdão que nos foi dado, quando Ele se fez maldição ao absorver todos os nossos pecados, as doenças e enfermidades, para nos garantir a vida eterna e ofertar a salvação.

Será que sabemos a dimensão, a quantia exata de pecados que já realizamos e ainda realizaremos? Quando iniciamos tudo isso? Quando será o nosso último pecado? Alguém neste mundo é capaz de responder isso? Creio que não! O único capaz disto é Jesus, que teve a oportunidade de pecar, mas preferiu não pecar, para nos dar o exemplo de uma verdadeira e plena santidade.

Não há como, nem com a ajuda da ciência ou da tecnologia, por mais avançadas que sejam e estejam, chegar às respostas acima. Só Jesus pode! Ele é onisciente, por isso, sabe todas as coisas; é onipotente, por isso, pode tudo; e é onipresente, por isso, está em todos os lugares ao mesmo tempo.

O mesmo questionamento e reflexão se faz necessário quando o tema em questão é o amor dEle por nós. Afinal, o que é o amor? Amor não se trata de um sentimento. O sentimento é a paixão, que é algo volúvel, passageira, que tem um prazo de validade. Amor, não! Amar é uma atitude, uma decisão!

Quando, muito antes de qualquer criação, Deus Pai definiu que a salvação e a vida eterna da humanidade poderia ocorrer apenas pelo sacrifício do cordeiro perfeito, sem manchas, Jesus não titubeou e aceitou morrer na cruz. Ser o cordeiro perfeito e sem manchas não significa que Deus queria algo belo por fora somente. Ser "perfeito", neste caso, quer dizer obediente, enquanto que o "sem manchas", é sem pecado.

Dito isto, Jesus decidiu, tomou a atitude de obedecer a Deus Pai, para ter uma vida sem pecados e, por amor, nos resgatar das trevas, para nos permitir a vida com Ele.

Onde está escrito que Deus nos ama? A Bíblia toda é a tradução do amor de Deus por nós. Agora, textualmente, de modo declarado, sem deixar dúvida, lemos no evangelho de João, que é justamente conhecido por ser o Apóstolo do amor, por ser o que mais esteve próximo e teve intimidade com Jesus!

Está escrito em João 3:16-17 - "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele".

Amar, como já foi dito, é uma decisão, uma atitude, portanto, não pode ser resultado de uma irresponsabilidade, de um ato inconsequente, mas, sim, de disciplina, de mansidão, domínio próprio, amabilidade; posturas que estão diretamente relacionadas aos frutos do Espírito, que nos levam à santificação, para sermos santos como Ele é.

Enfim: reflita, medite, ore, jejue! Esteja cada dia mais próximo da verdade, da Palavra que é Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador! Ele é o amor puro e cristalino, a essência da vida, o perdão, a eternidade em paz e glória! 

Há tempo ainda!

Não muito, mas há!

Comentários